Eu tomo a venlafaxina 75 mg. faz uns 10 anos quero saber Se este medicamento da sono e sonhos agitad

3 respostas
Eu tomo a venlafaxina 75 mg. faz uns 10 anos quero saber Se este medicamento da sono e sonhos agitados .
Dra. Amanda Sardinha
Psiquiatra
São Paulo
Quando falamos de sonhos em geral eles são constituídos de informações vividas no dia (restos diurnos) e questões do nosso inconsciente que podem estar nos incomodando e precisando de reflexão. Sonhos agitados podem ser reflexo de tensão/estresse vivenciados, uso café, bebida alcoólica, medicamentos e entorpecentes.
Não é comum que a Venlafaxina tenha esse efeito colateral. Caso seja um sintoma novo, tendo em vista o uso prologando da medicação, sugiro rever seu dia a dia, se houve alguma mudança na rotina que poderia estar impactando na qualidade do seu sono. Caso seja um sintoma antigo não esqueça de informar seu médico assistente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a venlafaxina pode ter sonhos agitados como efeito colateral sim; e sonolência também, principalmente no início do tratamento. Se estiver muito desconfortável, converse com seu médico.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Sim, a venlafaxina pode causar sonolência em algumas pessoas, embora mais frequentemente ela esteja associada a insônia ou dificuldade para dormir, especialmente quando tomada em doses maiores ou perto da noite.

Quanto aos sonhos agitados ou vívidos, isso também é um efeito relatado por muitos pacientes que usam venlafaxina e outros antidepressivos da classe dos IRSN (inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina). O efeito acontece porque a medicação altera os níveis de serotonina e noradrenalina no cérebro, neurotransmissores que influenciam diretamente o ciclo do sono e a fase REM, responsável pelos sonhos.

Em resumo:

Sono excessivo ou cansaço diurno pode ocorrer, embora menos frequente;

Sonhos vívidos ou agitados são comuns e geralmente não indicam problema grave;

Ajuste de horário da medicação (por exemplo, tomar pela manhã) pode ajudar a reduzir esses efeitos indesejados.

Demonstro preocupação com seu conforto e sono de qualidade. Se os sonhos ou a sonolência estiverem prejudicando sua vida diária, é importante conversar com seu psiquiatra, que pode avaliar ajuste de dose ou mudanças no horário de administração. Posso te orientar sobre estratégias para melhorar o sono enquanto se mantém a medicação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1248 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.