Eu tomo cabolitium, olanzapina, sertralina e invega sustenna esses medicamentos podem causar prolactina
Eu tomo cabolitium, olanzapina, sertralina e invega sustenna esses medicamentos podem causar prolactina alta e falta de menstruacao?
2 respostas
Olá! O aumento da prolactina é um efeito colateral comum do uso dos antipsicóticos (provavelmente, no seu caso, do invega sustenna), podendo gerar alterações menstruais e outros efeitos adversos. É importante deixar seu médico ciente de tais efeitos, para que ele busque a melhor alternativa medicamentosa para você em particular. Portanto, siga as orientações dele à risca.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
A olanzapina e a paliperidona (Invega Sustenna) podem causar hiperprolactinemia (prolactina alta) e amenorreia (falta de menstruação) devido ao seu efeito sobre os receptores dopaminérgicos. Ambos medicamentos atuam no sistema dopaminérgico e podem afetar a regulação hormonal, levando a um aumento na secreção de prolactina e, consequentemente, a distúrbios menstruais. Tanto a sertralina quanto o lítio têm o potencial de causar hiperprolactinemia e amenorreia, embora esses efeitos sejam menos comuns e geralmente menos pronunciados em comparação com os antipsicóticos. A combinação de fatores, como dosagem, tempo de uso e resposta individual do paciente, pode influenciar a ocorrência desses efeitos. Caso esses sintomas ocorram, é importante avaliar a situação clínica e considerar ajustes terapêuticos para minimizar esses efeitos adversos ou alternativas de tratamento. Converse com seu médico, é importante sanar as dúvidas e avaliar cada situação com cuidado.
Perguntas semelhantes
- Faço tratamento com sertalina, tomo 3 comprimidos de 50g. Hoje no trabalho fui ir tomar depois do ca
Bom dia! Estou três meses com fraqueza, enjoo, mal estar, formigamento e suor frio pés e mãos, taq
Boa noite. O tratamento psiquiátrico para depressão resistente ou distimia na menopausa pode ser tro
No segundo dia de início da dose de sertralina 25mg, é comum sentir tontura, palpitação, diarreia e
Tenho 40 anos e gostaria de investigar a possibilidade de autismo. Por qual profissional devo começa
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

