Eu tomo desvenlafaxina a um mês e notei uma diferença na libido e queria saber se a libido volta dep

2 respostas
Eu tomo desvenlafaxina a um mês e notei uma diferença na libido e queria saber se a libido volta depois de um certo tempo de uso do medicamento.
Realmente, é possível ter como efeito adverso do uso da desvenlafaxina, a redução da libido. Como está no início do tratamento, pode variar de pessoa para pessoa, podendo voltar a libido ou nao.
Procure o médico, estou á disposiçao.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psiquiatra - R$ 500

Olá, o uso de alguns antidepressivos realmente podem diminuir o desejo sexual, sendo mais comum no início do tratamento, quando se tem efeitos de adaptação. Destaco a importância de avaliar se tal situação seria mesmo relacionada a medicação ou seria decorrente de uma oscilação do quadro de base que motivou o tratamento. Se for relacionada a medicação ela deve voltar após algumas semanas depois da retirada.
Sobre o desejo sexual (libido), é fundamental fazer a diferenciação se a alteração da libido foi após o início/ajuste do medicamento ou se já estava reduzida devido ao quadro clínico que motivou a busca pelo tratamento. Entenda que se for relacionada a um diagnóstico de depressão ou ansiedade, por exemplo, é necessário otimizar o tratamento e esperar alguns meses para conseguir melhora dos sintomas. Dessa forma, o restabelecimento do desejo sexual só vai ocorrer a medida que houver melhora sintomas físicos e comportamentais do seu quadro, principalmente por ser bastante comum cursar anedonia (Perda da capacidade de sentir prazer).
Em resumo, é de suma importância a avaliação de quando apareceram os sintomas e caso não tenha melhora poderá ser feito ajuste ou até mesmo troca a depender da avaliação do seu psiquiatra. Ele deverá fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica com o profissional de confiança, pode melhorar muito sua adesão ao tratamento.