Eu troquei minha válvula Mitral por uma mecânica e tomo Marevan 5mg contínuo posso engravidar?

3 respostas
Eu troquei minha válvula Mitral por uma mecânica e tomo Marevan 5mg contínuo posso engravidar?
O uso do Marevan tem um potencial efeito teratogênico sobre o feto (mal-formação fetal), particularmente no primeiro trimestre da gestação. Promove também maior risco de sangramentos e abortamento.
Não é proibido a gestação, mas ela representa um grande desafio nessa sua condição. Requer muito planejamento, disciplina e o acompanhamento por uma equipe que esteja habituada a lidar com essas particularidades. Portanto, antes de engravidar, esteja certa de que esta preparada para assumir os riscos (pra você e para seu bebê).

Concordo com o colega. O ideal é que você ao decidir engravidar seja acompanhada por um médico cardiologista especializado em cardiopatia e gravidez. Deve-se conversar com o casal sobre os riscos e benefícios de se manter a anticoagulação com varfarina durante toda a gestação, ou a troca para heparina no primeiro trimestre. Esta troca também deve ser acompanhada por exames para medir à anticoagulação pela heparina. Procure um especialista.
Espero ter ajudado
Pode engravidar , mas o marevam ficará suspenso durante a gestação e fará substituição por enoxaparina ou heparina não fracionada com orientação médica . Pois sabe -se que a síndrome fetal da varfarina (FWS) ou embriopatia da varfarina (coumadina) é uma condição rara como resultado da exposição fetal à ingestão materna de varfarina durante a gravidez. Um bebê do sexo masculino, cuja mãe foi tratada com o anticoagulante (varfarina) por causa de uma troca mecânica da válvula cardíaca após cardiopatia reumática, apresentou sinais de embriopatia por varfarina. O dismorfismo facial incluiu hipoplasia da ponte nasal, laringomalácia, pectus carinatum, defeitos cardíacos congênitos (defeito do septo atrial e persistência do canal arterial), ventriculomegalia, epífises pontilhadas, telebraquidactilia e retardo de crescimento.