Existe algo na rotina que possa ser feito para diminuir as dores da fibromialgia? Como alimentos a s

3 respostas
Existe algo na rotina que possa ser feito para diminuir as dores da fibromialgia? Como alimentos a serem evitados, atividades indicadas e a serem evitadas...
Boa noite. Sua pergunta é muito importante. Na fibromialgia, Além do uso de medicação, uma parte necessária do tratamento É o recondicionamento físico, que inclui atividades físicas aeróbicas como caminhada, hidroginástica, alongamento, pilates dentre outros. A atividade deve ser aumentar em frequência e intensidade ao longo do tempo, respeitando-se os limites de cada um.
Para pacientes com fibromialgia também é importante manter uma dieta adequada e saudável. É preciso manter uma alimentação saudável que contenha boas fontes de nutrientes precursores de serotonina.

"Alimentos fontes de triptofano terão como objetivo aumentar a produção de serotonina e podemos citar exemplos como: carnes magras, peixes, mel, iogurte desnatado, queijos brancos e magros, nozes, leguminosas, damasco, açaí, arroz integral e banana; alimentos fontes de melatonina: aveia, cereja, amendoim e vinho; alimentos antioxidantes: frutas e verduras em geral, chá verde, cúrcuma, cacau; alimentos que atuam na redução do estresse/cortisol: abacate, fitoterápicos adaptógenos (rodiola rosea, withannia somnifera e ginseng coreano); suplementos coadjuvantes: ômega 3, óleo de prímula, resveratrol, coenzima Q10 e cúrcuma. “

Parte fundamental do tratamento da fibromialgia consiste no manejo não-farmacológico, ou seja, uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Entre os exercícios que podem ser indicados, destacam-se os exercícios aeróbicos, Pilates, Yoga, dentre outros. Em caso de dúvidas sobre qual o melhor exercício para você, é importante solicitar a avaliação de um fisioterapeuta para a prescrição de exercícios terapêuticos adequados para o seu caso. Da mesma forma, pode ser importante solicitar a avaliação de um nutricionista para prescrição de uma dieta adequada.
Atividade física é de grande importância no seu caso. Estudos mostram que o Pilates tem um efeito bastante positivo no alívio das dores da fibromialgia.