Existe algum estudo científico que prova que o NOFAP traz benefícios? Ou é apenas pseudo ciência

3 respostas
Existe algum estudo científico que prova que o NOFAP traz benefícios? Ou é apenas pseudo ciência
 Luy Piazzi
Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo
Tatuí
Olá. Tanto na medicina quanto na psicologia, tudo que é extremista não faz bem para o corpo e/ou mente. Desta maneira, o equilíbrio é fundamental. A masturbação tem as suas vantagens e desvantagens, tanto para os meninos quanto para as meninas. O que é necessário pensar é na questão de frequência e de qualidade, a masturbação usada como autoconhecimento e autoprazer é saudável, mas se a frequência está prejudicando alguma área de sua vida ou levando a uma qualidade sexual insatisfatória, é necessário repensar sobre a prática.
Busque ajuda de um profissional da psicologia caso esteja com dificuldades.
Espero ter ajudado, estou a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 André Luís Almeida
Psicólogo, Sexólogo
Brasília
Concordo com a resposta de colegue acima.
A mastrubação só faz mal quando gera sofrimento (para si ou para outra pessoa) e atrapalha o desenvolver normal das atividades sociais, laborais e relacionais de uma pessoa (critério diagnóstico de qualquer transtorno parafílico).
Se o objetivo é o prazer, a autodescoberta e a própria autosatisfação, que mal tem?
Construiu-se um mito em cima do comportamento masturbatório e todo um misticismo em volta do movimento NOFAP - inclusive com a utilização da neurociência para embasar determinados "estudos" com falhas metodológicas importantes.
Obviamente, tem pessoas que se sentiram muito beneficiadas por ele, mas não é uma regra - cada indivíduo é um indivíduo e tem suas vivências. Muito cuidado com fórmulas milagrosas. Caso esteja vivenciando alguma questão incômoda relacionada à sexualidade, busque ajuda especializada. Tudo bem??
Um abraço!!
 Luiz Silverio
Psicólogo, Sexólogo
Colombo
Além do que os colegas responderam acima, eu não aconselho o NOFAP, aconselho que se tiver desintoxicando da pornografia e sentir vontade de se masturbar, que o faça pensando em pessoas reais sem outros estimulos como videos, fotos, instagram, twiter, histórias, etc. Só pessoas reais que você conhece ou viu mesmo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.