EXISTE ALGUM ESTUDO REFERENTE A DEMENCIA OU ALZAIMER COM O USO DO DRAMIN Dimenidrinato
3
respostas
Existe algum estudo referente a demencia ou alzaimer com o uso do dramin dimenidrinato
Olá! O Dramin não causa demência diretamente. No entanto, seu uso crônico em idosos pode levar a declínio cognitivo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O dimenidrinato (Dramin) é um anti-histamínico com propriedades anticolinérgicas, amplamente utilizado para controle de náuseas e vertigens. Estudos epidemiológicos recentes indicam que o uso crônico de fármacos com ação anticolinérgica pode estar associado a um maior risco de declínio cognitivo e demência, incluindo a doença de Alzheimer. Embora não haja evidências diretas e robustas ligando especificamente o dimenidrinato ao desenvolvimento de Alzheimer, sua atividade anticolinérgica sugere que o uso prolongado ou em altas doses deve ser evitado em populações vulneráveis, especialmente idosos, devido ao potencial impacto cognitivo.
O uso ocasional e em doses recomendadas geralmente é considerado seguro. Contudo, recomenda-se cautela e avaliação individualizada para pacientes com risco aumentado de comprometimento cognitivo.
O uso ocasional e em doses recomendadas geralmente é considerado seguro. Contudo, recomenda-se cautela e avaliação individualizada para pacientes com risco aumentado de comprometimento cognitivo.
O dimenidrinato (Dramin), por ser um medicamento com efeito anticolinérgico, está associado a um possível aumento no risco de demência, incluindo Alzheimer, especialmente em idosos. Estudos indicam que o uso prolongado de remédios com essa ação pode afetar a memória e outras funções cognitivas. Por isso, seu uso deve ser feito com cautela e sempre com orientação médica.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.