Existe algum tipo de perigo ou contra indicação para hipnose? Todas as pessoas podem ser hipnotizadas?

11 respostas
Existe algum tipo de perigo ou contra indicação para hipnose? Todas as pessoas podem ser hipnotizadas?
Como exatamente acontece? Alguém pode acompanhar?
Sim, a hipnose pode ajudar mas deve ser feita por um profissional psicólogo que acompanhe seu noivo no processo de parar de fumar. A hipnose clínica é aquela em que há um acompanhamento, e não apenas a remissão de um sintoma. É importante entender como este hábito do fumar está instalado e quais são as crenças e pensamentos do paciente sobre isso. Não basta aplicar uma técnica para que o problema seja resolvido. Por isso sugiro a hipnose clínica, ou hipnoterapia, que é o tratamento terapêutico feito por um profissional que não apenas aplica a hipnose, mas que trata com psicoterapia, acompanhando o paciente de uma forma mais ampla e consistente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. É importante salientar que há uma diferença entre a hipnose clínica (usada no consultório) e a hipnose de palco (entretenimento). O hipnose clínica quase nada se parece com essa hipnose que vemos em programas, que mais se parecem com ilusionismo. A hipnose clínica tem como princípio o relaxamento e o transe do paciente, sem deixá-lo inconsciente ou a mercê do hipnólogo. Quando feita por um profissional, a prática visa ajudar o paciente a ressignificar situações que trazem traumas ou desconforto. Ficará acordado e consciente que está sendo hipnotizado. Para ser hipnotizado é necessário que o paciente tenha capacidade imaginativa, disposição mental para focar a atenção e querer ser hipnotizado. Lembrando que é uma prática reconhecida pela ciência! Procure bons profissionais e espero ter ajudado. Abraço!

Olá! A técnica Hipnose é absolutamente inofensiva. Os Histéricos são muito difíceis de serem hipnotizados, por isso o Médico Psicanalista Freud, abandonou a técnica, pois toda sua teoria foi trabalhada com histéricas (termo desenvolvido pelo mesmo, pois percebeu se tratar de algo que estava correlato ao útero). Paz e Bem!

A hipnose é uma técnica muito antiga usada por alguns profissionais (devem estar preparados) como auxílio nas psicoterapias e para buscar alguns pontos dos seus problemas, muitas vezes no passado. A hipnose clínica ( e não a de palco) .
É um estado de relaxamento profundo onde não se perde o contato com o aqui agora . Sim, alguém pode acompanhar mas isso é a critério do profissional. Todos podem participar? Todos sem risco algum, menos pacientes mobilizados, com problemas psiquiátricos ou drogados, alcoólatras.

Boa tarde

Parece-me ser importante pensar porque buscar hipnose, qual a recomendação dessa técnica para você. Não é tudo que "serve" para todos, pode ou não ser de ajuda . Se há uma indicação profissional certamente também haverá o acompanhamento do resultado disso. Recomendo buscar a Psicoterapia para ter bastante segurança e saber o que realmente pode te ajudar.

Boa tarde
A contra indicação para hipnose, são pessoas com grandes delírios ou esquizofrênicas, do contrário, qualquer pessoa pode fazer e deve sim ser acompanhada pelo hipnólogo/hipnoterapeuta para que haja coerência nas inducoes e para que haja um planejamento das sugestões, e não seja algo aleatório e desassociado da realidade e das necessidades do paciente. Este Acompanhamento deverá acontecer para exceder com certeza ao que foi relatado na anamnese do mesmo.

A hipnose, embora seja uma pratica admitida de ser realizada por um Psicólogo, assim como a Acupuntura, não é Psicoterapia. Um Psicólogo pode eventualmente usar uma determinada técnica na qual ele acredite, como o relaxamento, mas o tratamento não é isso. Pergunte-se por quê a hipnose? Você acha que seria mais rápido e ou mais fácil de resolver seus problemas? Existe algo de realmente consistente, útil e enriquecedor duradouro que você ou qualquer pessoa que você conheça que tenha sido alcançado de forma rápida e simples? Além disso, como a prática é baseada na sugestão, você acha que esse é uma forma rápida e simples de resolver seus problemas, entregando ao Outro a condução da solução? Acho que refletir sobre isso pode te ajudar a investigar o modo como você lida e se implica com o que te causa sofrimento. Além disso, cada resposta que cada um dos profissionais registrou representa uma parte da verdade. A Psicanálise abandonou a hipnose no final do século 19.

A hipnose é uma abordagem bastante utilizada no passado, observou-se que não apresentava utilidade numa série de situações.

Na hipnose médica, tem sido utilizada para diminuir sensibilidade em procedimentos dolorosos, estudos indicaram pouca eficácia; na redução do estresse emocional durante cirurgias, os resultados favoráveis foram heterogêneos, alguns indicando redução intensa e outros indicando pouca redução. Também mostrou ser eficaz na síndrome do cólon irritável.

Há uma variação na "hipnotisabilidade" das pessoas e, inclusive, escalas para medi-la.

Há várias técnicas de hipnose, p.ex. deixar o paciente numa posição relaxada e ambiente relaxante e, sem deixá-lo adormecer, sugerindo que ela sente muito sono e ficará progressivamente mais relaxada. Para um hipnotizador experiente, fica claro quando a pessoa entrou em transe hipnótico e, aí, dão-se as sugestões no sentido de obter a melhora do quadro ou diminuição da sensibilidade.

Bem feita, parece não ter contra-indicações.

Existe algum tipo de perigo ou contra indicação para hipnose?
- Sim, sendo feito por um mau-profissional, até mecânico, eletrecista, etc.... tem perigo

Todas as pessoas podem ser hipnotizadas?
- Apenas os psicopatas e aqueles que não se permitem, não são hipnotizáveis.

Como exatamente acontece?
- O estado de relaxamento é muito parecido com o estádo do pré-sono. Como quando vc vai dormir.

Alguém pode acompanhar?
- Nas minhas consultas não. Entenda que, vc que viveu com vc mesmo a vida toda não sabe o que tem aí dentro, talvez vc encontre coisas que vc não queira que pessoas do seu convívio saiba e isso pode interferir negativamente no processo terapeutico. Todas minhas sessões são gravadas

Tendo maiores dúvidas, basta perguntas. Meus contatos ficam no meu perfil.

A hipnose é um estado natural da nossa mente, qualquer pessoa pode desfrutar dessa ferramenta maravilhosa desde que tenha suas faculdades mentais preservadas. Uma pessoa com alzheimer ou síndrome de down por exemplo, não conseguiria. Sou hipnoterapeuta

Caro, a hipnose é uma ferramenta e como diz Manuel Castells, as tecnologias não são boas, nem ruins e nem neutras. Tecnologias, ferramentas e qualquer técnica ou terapia podem ser boas, ruins ou até mesmo não fazerem a menor diferença. Tratamentos médicos com alto grau de eficácia podem trazer resultados ruins em determinadas situações; processos terapêuticos mal conduzidos podem levar a resultados negativos. O mesmo ocorre com a hipnose. Ela em si é apenas uma ferramenta, os resultados estão ligados ao comprometimento do indivíduo e a qualidade do profissional que utiliza a ferramenta.

Especialistas

Angelo Aparecido Moreira

Angelo Aparecido Moreira

Psicanalista, Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Sertãozinho

Agendar uma visita
Marcelo Pires

Marcelo Pires

Psicanalista, Psicólogo, Terapeuta complementar

São José do Rio Preto

Agendar uma visita
Luiz Martin

Luiz Martin

Psicanalista, Terapeuta complementar

Sorocaba

Agendar uma visita
Samira Lais Martins

Samira Lais Martins

Fisioterapeuta, Terapeuta complementar

Anápolis

Agendar uma visita
Paulo Altunian

Paulo Altunian

Terapeuta complementar

Nova Iguaçu

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 116 perguntas sobre Hipnose

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.