Existe alguma doença que a mente engana a si mesmo para que algo que parece errado/ suspeito através

14 respostas
Existe alguma doença que a mente engana a si mesmo para que algo que parece errado/ suspeito através de argumento da cabeça da pessoa parece normal ou certo ? e só depois que por algum acaso a pessoa reflete sobre percebe o erro ou absurdo o que estava pensando, além de pensar " como que isso aconteceu sem achar errado, como não percebi, etc".
Olá, não necessariamente seria alguma doença, mas o que pode estar ocorrendo é que a pessoa pode estar lidando com pensamentos que são equivocados e estar acreditando neles, quando na verdade, o ideal é checar se os pensamentos fazem sentido ou não antes de seguir adiante. Muitas vezes as pessoas tendem a reagir aos pensamentos e logo se comportam de maneira que depois se arrependem, ou seja, agem por impulso baseando-se no que estava pensando e depois se arrepende do que fez. Por isso, o que sugiro é buscar ajuda especializada através de um psicólogo para aprender a lidar melhor com os pensamentos confusos e os comportamentos impulsivos. A ideia principal é melhorar a maneira como essa pessoa se relaciona com o que ela pense, sente e se comporta. Espero ter ajudado. Cuide bem de você!

Olá!
Como o colega acima disse, não necessariamente uma doença, mas a ansiedade também tem algumas destas características. Muitas vezes a nossa mente cria situações e cenários, muitas vezes ligados às nossas experiências anteriores, para justificar um comportamento, ou um desejo, como corretos, aliviando sofrimentos.

É importante investigar de onde vêm estes pensamentos, quais são os possíveis gatilhos que te levam a certas negligências e de que forma isso gera prejuízo pra sua vida.

Procure começar a sua Psicoterapia para, junto com um Psicólogo, entender seu "modus operandi", você vai se surpreender!

;)
Boa noite, compartilhando opiniões dos colegas acima, e acrescentando que nossa mente é capaz e ilusionar diversas situações para que ficamos confortável em nossas ações.
Muito importante que você possa participar de terapia para junto ao profissional possa compreender os motivos pelo qual tem esse comportamento.
Fico a disposição para qualquer dúvida.
A mente humana, em certas circunstâncias, pode interpretar eventos de maneira distorcida devido a mecanismos de defesa, distorções cognitivas, experiências traumáticas, influência social e transtornos de personalidade. A Terapia EMDR, inicialmente voltada para traumas, tem se mostrado eficaz em uma gama mais ampla de casos. Além disso, considerando o conceito de "dor total" de Cicely Saunders, que abrange dores emocionais e sociais, é possível oferecer um tratamento mais integrado. A combinação da Terapia EMDR com a compreensão da "dor total" pode promover uma saúde mental mais fluida. Se você se identifica com alguma destas questões, encorajo-o a dar o primeiro passo em busca de ajuda e compreensão. A jornada para o bem-estar começa com um simples movimento em direção ao autoconhecimento e ao apoio.
Boa noite! No geral todos nós somos suscetíveis a "interpretar" errado e no momento sem muita análise e reflexão algo parecer "correto/certo" e só depois dos resultados e consequências mostrarem o contrário do que pensávamos inicialmente nos damos conta do todo da situação! Essa característica isolada não significa que seja um transtorno, mas a alta frequência desses acontecimentos acompanhados de outros comportamentos e atos emocionais que gerem algum problema/prejuízo individual, no trabalho e nas relações podem demonstrar que há algo a mais a ser tratado! Busque uma consulta com psicóloga para que possa te ajudar a esclarecer melhor e diminuir a incidência disso em sua vida!
Olá. É possível que esteja falando de sinais encontrados em processos de despersonalização, negação, ansiedade, depressão. Mesmo que não haja uma doença específica, é possível que os pensamentos tenham precisado criar "caminhos" diferentes, como os que você cita. Seria importante um trabalho individualizado para auxiliar a compreender melhor o que você relata.
Olá, pelo que descreves estás diante de um processo insconsciente que Freud chamou de Negação. Através da escuta de seus pacientes no século passado, ele percebeu que situações óbvias eram mascaradas por seus pacientes para evitar algum sofrimento e não acontecia de forma deliberada, de livre escolha. De fato, como uma nuvem que não deixa a pessoa lidar com fatos que lhe tragam desconforto. Existem outras formas de proteger o Ego além da Negação, conjunto a que Freud denominou Mecanismos de Defesa. Portanto, este “engano” traz algum benefício no momento em que ocorre. Às vezes não conseguimos lidar com situações e o inconsciente nos protege, mesmo que depois hajam outras consequências!
O fenômeno que você descreve pode ser relacionado à dissonância cognitiva, onde nossas crenças ou valores entram em conflito com nossas ações ou pensamentos. Para aliviar o desconforto, nossa mente pode racionalizar o que parece errado no momento. Posteriormente, ao refletir, percebemos o erro. Isso é parte do processo de autoconhecimento. Não é necessariamente uma doença, mas sim um aspecto da psicologia humana. É importante reconhecer esses momentos de autorreflexão como oportunidades de crescimento e aprendizado. Se isso se tornar um padrão preocupante, a ajuda de um psicólogo pode ser benéfica para explorar esses conflitos cognitivos e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira saudável. Estou aqui para fornecer apoio adicional, se necessário.
Sim. Doenças emocionais podem gerar estas distorções e interpretações erradas do que acontece. Escolha um psicólogo competente na área da Psicoterapia.
Sim, pode existir um fenômeno psicológico chamado "dissonância cognitiva" que pode se relacionar com o que você descreveu. A dissonância cognitiva ocorre quando uma pessoa experimenta conflitos internos de crenças, atitudes ou valores.
Em situações em que alguém se depara com algo que parece errado ou suspeito, mas que entra em conflito com suas crenças ou desejos preexistentes, a mente pode tentar justificar ou racionalizar o comportamento ou a situação para reduzir a dissonância cognitiva.

Essa justificação interna pode fazer com que a pessoa aceite temporariamente algo que, em retrospectiva, parece errado ou absurdo. Somente depois de refletir sobre a situação, ou talvez após receber novas informações, a pessoa pode reconhecer o erro em seu pensamento anterior e experimentar um momento de clareza ou arrependimento.

A dissonância cognitiva é um aspecto interessante da psicologia humana e pode explicar por que algumas pessoas podem parecer "enganar a si mesmas" em determinadas situações.

Conte comigo para ajudar neste processo,
Christine

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Certo ou errado???
Complicado afirmar... já leu o livro do rabino Nilton, a alma imoral? Sugiro...
Isso que você descreve não se enquadraria em uma doença. Parece-me mais uma distorção cognitiva. Nossa interpretação molda nossa experiência, e muitas vezes nossa interpretação pode não ser realista devido a uma série de vieses que podem ser internos ou externos. Podemos fazer uma avaliação irracional das situações por influência da visão que temos de nós mesmos, do mundo, de nossas emoções e de nossos pensamentos. É possível que, em outro momento, você se dê conta de que aquela maneira de interpretar que você teve naquele momento foi distorcida. Na terapia cognitivo-comportamental, trabalhamos esses pensamentos na tentativa de tornar seus padrões de pensamento mais realistas, compreendendo seus próprios vieses. Se você deseja cuidar da saúde e se esses pensamentos distorcidos têm te atrapalhado, procure um psicólogo.
A mente sempre mente, e podemos chamar tal mecanismo de autossabotagem, ou seja, a mente sabota seus objetivos ''sem querer''. Na Psicologia falamos muito do Inconsciente, porque o ser humano pensa que tem controle sobre sua mente, mas age sem consciência em várias situações, portanto, não se trata de uma doença, mas mesmo assim pode te colocar em situações indesejadas. E que bom que você tem percebido em si mesmo esses ''truques'' da mente, quando despertamos para isso é porque estamos nos tornando mais conscientes, parabéns e continue!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá. Essa sua dúvida é sobre como não percebeu enganos que sua mente te levou a ter. Existe um livro chamado "Subliminar" que fala sobre como nossa mente é passível de enganos.
Como o inconsciente influencia nossa vida. Nele é citado pesquisas da neurociência de como nossa mente é tendenciosa ao engano.
Por exemplo: quando alguém te conta uma história grave. Em seguida reproduza a história como se você fosse contar pra alguém. Você vai observar que sua mente não consegue reproduzir igualmente você ouviu. Isso serve para outras formas de exemplo como: outros sentidos além do auditivo. Tem o visual, ao reproduzir uma cena... É muito interessante. Vale a pena ler.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!