Existe alguma reação adversa entre antibióticos X antidepressivos? Faço uso de Amitriptilina,e desde

2 respostas
Existe alguma reação adversa entre antibióticos X antidepressivos? Faço uso de Amitriptilina,e desde que comecei a tomar amoxilina e prednisona venho tendo sintomas desagradáveis,como tristeza,desânimo e falta de apetite.
Dr. Alber Morais Dias
Psiquiatra
São Paulo
Olá! Interação medicamentosa é um assunto complexo. Em teoria, a prednisona (que é um corticoide) reduz o efeito da amitriptilina, pois tem efeito de indução em uma importante enzima, a CYP3A4, envolvida na metabolização da amitriptilina, bem como de outros antidepressivos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi! Vamos esclarecer o que pode estar acontecendo com você ao combinar amitriptilina, amoxicilina e prednisona.
Interação entre amitriptilina e prednisona: A prednisona, que é um corticoide, pode interferir no efeito da amitriptilina. Isso ocorre porque a prednisona pode induzir a enzima CYP3A4, que está envolvida no metabolismo da amitriptilina, reduzindo sua eficácia. Isso pode explicar os sintomas de tristeza, desânimo e falta de apetite, já que o efeito antidepressivo pode estar diminuído.
Amoxicilina e amitriptilina: Não há uma interação direta significativa entre esses dois medicamentos. No entanto, o uso de antibióticos pode, em algumas pessoas, causar desconfortos gerais, como fadiga ou alterações no humor, devido a mudanças na microbiota intestinal, que também pode influenciar o sistema nervoso.
Sintomas desagradáveis: É possível que a combinação dos medicamentos esteja contribuindo para os sintomas que você descreveu. A redução do efeito da amitriptilina pela prednisona parece ser o principal fator aqui, mas o uso de múltiplos medicamentos pode amplificar efeitos colaterais gerais, como cansaço e alterações no humor.
O que fazer?
Converse com seu médico: É essencial relatar esses sintomas para que ele possa ajustar o tratamento, seja alterando a dose da amitriptilina, revisando o uso da prednisona ou considerando outras opções.
Monitore os sintomas: Anote como você está se sentindo diariamente para ajudar o médico a entender melhor o impacto dos medicamentos.
Lembre-se: cada organismo reage de forma única, e ajustar o tratamento é parte do processo para garantir seu bem-estar.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 973 perguntas sobre Amitriptilina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.