Existe cura definitiva para o Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) em jovens de 18 ano

6 respostas
Existe cura definitiva para o Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) em jovens de 18 anos?
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá alteração no Processamento Auditivo não é doença. O treino pode ser realizado em qualquer idade ( a partir dos 07 anos). Se a avaliação deu alterada, sugiro iniciar a terapia. Dependendo do % das alterações, será estipulado a quantidade de sessões. E sim a terapia ajuda muito para que as habilidades melhores.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A reabilitação dos Distúrbios de Processamento Auditivo Central, trabalha somente as habilidades que não estão adequadas. Isso torna a terapia mais objetiva e o paciente pode acompanhar o progresso do processo terapeutico.
 Maria Eliselma Pereira Muller
Fonoaudiólogo
Porto Velho
O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) é uma condição que afeta a capacidade do cérebro de interpretar sons corretamente, mesmo quando a audição periférica é normal. Não existe uma "cura definitiva" para o DPAC, pois é uma condição neurológica que pode persistir ao longo da vida. No entanto, existem estratégias de intervenção que podem ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com DPAC. Dentre as estartégias: Terapia Auditiva, Adaptações Ambientais, Estratégias Educacionais, Trabalho em Equipe e outros.
Olá! O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) é uma condição que afeta a capacidade do cérebro de processar e interpretar os estímulos sonoros de maneira eficaz, apesar da audição periférica estar normal. O tratamento do DPAC visa melhorar as habilidades de processamento auditivo, mas, atualmente, não existe uma "cura definitiva", especialmente porque a condição envolve o funcionamento do sistema nervoso central, que é complexo e individual.

Em jovens de 18 anos, o tratamento pode ser muito eficaz para melhorar a qualidade de vida e as habilidades auditivas.

Embora o tratamento não cure o DPAC de maneira definitiva, ele pode proporcionar grandes melhorias na capacidade de lidar com as dificuldades auditivas, e muitos jovens conseguem adaptar-se bem, usando estratégias compensatórias e treinamentos auditivos específicos.

Espero ter ajudado.

Abraços!
Dra. Patricia Palmeira
Fonoaudiólogo
Florianópolis
Sim, o Transtorno do Processamento Auditivo Central são habilidade aprendidas, depois que fizer a reabilitação dessas habilidades não terá mais o transtorno.
Não existe uma "cura" para o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), pois não é uma doença, mas uma disfunção, mas existe tratamento altamente eficaz. O importante é procurar por um especialista, para que o tratamento seja adequado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.