Existe incontinência psicologica?

3 respostas
Existe incontinência psicologica?
Em crianças a enurese significa uma regressão afetiva acompanhada de sentimentos de culpa. Por volta dos 2 anos de idade a criança percebe a vontade de ir ao banheiro e se controla. A incontinência nunca deve ser exposta publicamente ou referida com apelidos desagradáveis. A enurese é um sintoma que todas as crianças julgam humilhante.
Se não se trata mais de uma criança, o paciente pode estar manifestando um conflito de infância não resolvido. A conquista da disciplina esfincteriana vai depender da "ameaça" proferida pelos adultos e da ameaça interior projetada como agressividade descontrolada.

Este é um termo muito genérico, que pode ser utilizado em referência a algum comportamento observado, mas não é um termo técnico. É preciso saber o contexto em que foi aplicado, mas parece retratar um estado de falta de controle emocional/comportamental.
Este fato fica mais evidente quando o paciente procura um médico e este passa diversos medicamentos, em momentos diferentes e mesmo assim o problemas não é resolvido. Assim como a incontinência urinária outras patologias tem fundo psicológico. O estresse, medos, traumas ... causam o desequilíbrio fisiológico.