Existe maneira de tratar a fobia social só com medicação?

9 respostas
Existe maneira de tratar a fobia social só com medicação?
Não tem como. A fobia social implica em crenças em relação a si mesmo, em relação ao que os outros pensam de si, em relação às próprias capacidades e atrativos, entre várias outras, que fazem com que a pessoa se esquive de situações sociais, e nada disso é tratado com medicamentos (que são úteis, sim, para aliviar sintomas de ansiedade nos casos mais sintomático, facilitando muito o processo terapêutico). Logo, o tratamento psicoterápico é imprescindível nos casos de fobia social.

Infelizmente não.. a maior parte do tratamento é através de psicoterapia ( sessões de terapia com seu psiquiatra ou psicólogo). A medicação pode ajudar sendo usada de forma contínua ou em alguns momentos pontuais de exposição maior, que vá gerar incômodo, por exemplo, ao apresentar um trabalho na faculdade .. há medicamentos que agem pontualmente nessas ocasiões...
Infelizmente não. Para um tratamento eficaz com baixas chances de recaídas é necessário o acompanhamento psiquiátrico e psicológico, de preferência com um profissional da abordagem cognitivo comportamental.
A fobia social é uma dinâmica psicológica. O uso de eventuais medicações podem ajudar (ou não), dependendo da natureza da situação como um todo, mas tomar medicação por si só não vai transformar as possíveis ideias sobre si mesmo (a), sobre as outras pessoas e sobre o mundo, que podem estar atreladas a essa dinâmica.
O acompanhamento psicológico, através da psicoterapia, pode auxiliar nesse processo de transformação, que também deve ser progressivamente aliado com exposições as situações sociais em si.
Fico a disposição caso queira conversar mais a respeito. Abs.
Não, pois você precisa adquirir habilidades sociais de relacionamento. Precisa fortalecer o seu EU.
É imprescindível que você alie a medicação a psicoterapia.
A psicoterapia é essencial pro tratamento da fobia social. Apenas um tratamento medicamentoso pode causar dependência além de tratar apenas os sintomas da fobia de maneira superficial e passageira, sem abranger as causas e os efeitos psicológicos que a fobia social pode causar.
A medicação pode te ajudar a lidar com alguns sintomas, mas pode ser interessante buscar serviço de um psicólogo habilitado para cuidar de fobia social.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 60
Compreendo que justamente por se tratar de uma dificuldade de interação social, a busca seja por um tratamento exclusivamente medicamentoso. Avalie a possibilidade de buscar outras formas de tratamento psicológico que atendam à sua busca. Existem muitas metodologias psicoterapêuticas que podem se adequar ao que você procura.
Olá, não tem como porque a fobia social é o medo da interação com pessoas e a função da terapia comportamental cognitiva é de expor esse individuo de forma gradual aos eventos aversivos que são as situações sociais. A medicação vai auxiliar a diminuição da ansiedade para a exposição. Espero ter ajudado.