Existe procedimento mais modernos para substituir o exame de mapa?
1
respostas
Existe procedimento mais modernos para substituir o exame de mapa?
Olá, na verdade ele é o mais adequado meio diagnóstico para se verificar se há hipertensão arterial sistêmica, e demanda apenas 24 horas para tal.
Há também um meio aceito por nós cardiologistas, chamado MRPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Nele, o paciente deve aferir a pressão em dois momentos do dia, sendo necessárias as seguintes características, estar completamente apoiado sentado ou deitado, não poderá ter ingerido bebida estimulante nas últimas 2 horas, não poderá estar com vontade de urinar, não poderá ter fumado nas últimas 3 horas, e assim, aferir então, em 2 momentos do dia, sendo cada aferição composta por três verificações, uma inicial, outra após 3 a 5 minutos e uma terceira após esse mesmo período. O paciente deve anotar os valores aferidos, por 5 dias consecutivos e após isso, levar ao seu cardiologista.
Por isso, o MAPA 24h, ainda é o melhor método diagnóstico, e a meu ver penso não ser possível que venha a existir outro, pois o diagnóstico de hipertensão arterial deve levar em conta múltiplos fatores e um deles, indispensável, é o tempo.
Espero ter ajudado, grande abraço.
Há também um meio aceito por nós cardiologistas, chamado MRPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Nele, o paciente deve aferir a pressão em dois momentos do dia, sendo necessárias as seguintes características, estar completamente apoiado sentado ou deitado, não poderá ter ingerido bebida estimulante nas últimas 2 horas, não poderá estar com vontade de urinar, não poderá ter fumado nas últimas 3 horas, e assim, aferir então, em 2 momentos do dia, sendo cada aferição composta por três verificações, uma inicial, outra após 3 a 5 minutos e uma terceira após esse mesmo período. O paciente deve anotar os valores aferidos, por 5 dias consecutivos e após isso, levar ao seu cardiologista.
Por isso, o MAPA 24h, ainda é o melhor método diagnóstico, e a meu ver penso não ser possível que venha a existir outro, pois o diagnóstico de hipertensão arterial deve levar em conta múltiplos fatores e um deles, indispensável, é o tempo.
Espero ter ajudado, grande abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas
Fábio M. Fernandes Nunes
Cardiologista, Médico clínico geral, Nutrólogo
Uberlândia
Agendar uma visita
Perguntas relacionadas
- E normal o manguito do aparelho aperta até a mão ficar roxa e dor muito. Obs tenho tendinite no pulso.
- Estou utilizando um aparelho G Tech MAPA BP3MZ1, está acusando pilha fraca (1/4), posso trocar as pilhas sem perder os dados do aparelho?
- o aparelho insufla a cada 5 min , depois espaça o tempo e no visor aparece "batt".Desliguei e retirei. Se trocar a bateria e reiniciar as medidas perco as medidas antes de desligar?
- como eu sei que o aparelho do mapa esta dando erro ?
- Após a medição o aparelho faz um barulho de bip durante uns dois minutos aí volta pra hora é normal
- Olá bom dia coloquei o mapa hj as 9,30 Apitou só nas 2 primeiras medição depois não está apitando mais Isso é normal
- Vou colocar monitoramento de pressão arterial. Posso pilotar moto no mesmo dia.
- Quando da err na aparelho o que significa? Sempre que é insuflado da Err 9, 19, 4
- Irei fazer o mapa amanhã. Hoje posso praticar pilates?
- Quando a pressão está alta, é certo o alarme piscar vermelho, ou mesmo alta tem que piscar azul ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 343 perguntas sobre MAPA (Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial)
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.