Existe relação entre o uso do Oxalato de Escitalopram e mal humor? Comecei a fazer uso dessa medicação

9 respostas
Existe relação entre o uso do Oxalato de Escitalopram e mal humor? Comecei a fazer uso dessa medicação há 40 dias e percebi que me tornei indiferente, mais objetiva e mal humorada. Meu tratamento é para depressão moderada.
Bom dia! Muitos pacientes relatam que o uso de antidepressivos os torna mais “insensíveis” aos acontecimentos cotidianos. Na verdade essa é a ação esperada do medicamento, inibir os sintomas de tristeza excessiva, diminuir a ansiedade, só que se percebe na prática que inibe outros sentimentos também, mesmo de felicidade e alegria. Os pacientes frequentemente relatam essa mesma indiferença que você aponta. Por isso, um acompanhamento psicológico concomitante ao tratamento psiquiátrico é o ideal, pois trabalhando e entendendo melhor suas emoções, você pode aprender a lidar melhor com elas, e gradualmente parar o uso da medicação, sem que haja nem a tristeza excessiva e nem essa indiferença, e sim um equilíbrio maior entre elas.

Boa tarde, é um sintoma natural quando se toma antidepressivos. Pensamos aqui, se você chegou ao ápice de uma depressão, ansiedade, insônia e foi diagnostica para tomar algum(ns) remédio(s) é porque os seus sentimentos estão precisando de uma "folguinha"e consequentemente uma "recuperação" em relação aos "bombardeios emocionais". O remédio tem o objetivo de controlar cerebralmente essas emoções que estão trazendo prejuízos a você. O que podemos notar é que ele te ajuda no controle das emoções, entretanto, uma boa terapia vai te ajudar a entender os motivos pelos quais essas emoções surgiram e se instalaram em você.
Espero ter diminuído a sua angustia em relação aos medicamentos.
Abraços..
Antidepressivos diminuem o estado depressivo mas podem te manter em uma zona "sem sentimentos", em alguns casos chegam a elevar o estado emocional do paciente sendo necessário entrar com medicação ansiolítica, mas isso deve ser avaliado por um médico.
O acompanhamento psicólogo auxilia tanto na fase em que o paciente esteja fazendo uso do medicamento quanto na fase posterior, portanto recomendo acompanhamento psicológico juntamente com o psiquiátrico.
Olá!
Sugiro que se persistirem os sintomas, procure seu médico psiquiatra para uma nova avaliação. Algumas medicações que são ótimas com poucos efeitos colaterais para algumas pessoas, não funcionam tão bem para outras. Sugiro também que busque fazer tratamento psicológico com um psicólogo ou psicanalista. É muito importante que você trate seu orgânico e também seu emocional.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/Neuropsicóloga/Psicoterapeuta de Casal e Femilia.
Aliado à medicação, é importante o Tratamento Psicológico, já que o remédio trata os sintomas e a Psicoterapia trata a causa.
No início do tratamento é comum perceber-se diferente do habitual, mas com o tempo, seu corpo passa adaptar-se ao medicamento.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
O uso de antidepressivos levam tempo para se adaptarem mas ha relatos sim de baixa de libido, e mexer sim com emocional, é consoderado importante fazer terapia pois apenas a medicação TALVEZ não ajude tanto.
Att.
Eduardo
Olá! Não necessariamente está relacionado ao "mal humor". Algumas medicações podem trazer algumas oscilações emocionais, porém varia muito de paciente para paciente. Faz-se necessário você relatar isso ao seu médico psiquiatra para melhor avaliação. Em contrapartida o acompanhamento psicológico é indispensável na Depressão. Ele te dará base e ferramentas para lidar com suas emoções e comportamentos, enquanto a medicação vai regular os sintomas na depressão!
Olá! As medicações antidepressivas tendem a alterar o humor, por isso você percebeu diferença no seu comportamento. É importante que, além da medicação, você faça acompanhamento psicológico, a fim de ajudar você a lidar com suas emoções e com as causas da depressão. Fico à disposição. Abraço!
Olá, verifique esses sintomas com o psiquiatra que esta te acompanhando. Espero ter ajudado.