Existe tratamento para dedo em gatilho? Qual melhor: cirurgia ou o tratamento?
4
respostas
Existe tratamento para dedo em gatilho?
Qual melhor: cirurgia ou o tratamento?
Qual melhor: cirurgia ou o tratamento?
Olá! O dedo em gatilho possui vários estágios, e as indicações de tratamento podem ser variáveis a depender do estágio em que se encontra e do prejuízo funcional apresentado na avaliação inicial. Em estágios bem iniciais o tratamento conservador com terapia da mão e infiltração tem ótimo resultado e em estágios mais avançados e sem resposta ao tratamento conservador a cirurgia pode ser indicada. As tecnicas disponíveis são a percutânea e a técnica aberta convencional. O cirurgião de mão é especialista no tratamento dessa patologia e deverá ser consultado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O dedo em gatilho é uma tenossinovite dos tendões flexores dos dedos da mão. Tem alguns estágios de acometimento durante a doença. Nas fases iniciais o tratamento conservador com infiltração com corticoide tem bons resultados. Nas fases mais avançadas o melhor tratamento é o cirúrgico. Assim que possível marque consulta com cirurgião de mão para que possa ser melhor avaliada.
Pra te responder, primeiro você precisa entender o dedo em gatilho (a gênese da doença) o dedo em gatilho vem de uma tendência genética associada a uma sobrecarga por grande função local... Imagine o tendão como uma corda e que essa corda entra em um túnel (túnel osteofibroso, exatamente a estrutura que segura o tendão na posição)... Agora imagine que pelo atrito o tendão engrossa em um ponto específico fazendo um "caroço" no local (que dá inclusive pra o paciente sentir ) ... As duas terapeuticas se baseiam em diminuir o tamanho do caroço pra entar pelo túnel adentro sem travar (diminui pela infiltração e pelas fisioterapias) então se ele der certo e não reicidivar, tudo resolvido... Mas se reicidivar normalmente indico tratamento cirúrgico (conduta minha, porque acho que se não diminuiu, não irá diminuir mesmo se nova infiltração por estilo de vida do paciente) então indico cirurgia, que, se feita por profissional habilitado, tem baixos riscos de recidiva e complicações
O melhor tratamento para o dedo em gatilho é o cirúrgico!
Entretanto, em fases iniciais pode apresentar boa resposta ao tratamento conservador.
É importante que você procure um especialista em cirurgia da mão da sua confiança para conversar a respeito da frequência do travamento, intensidade e grau de limitação das suas atividades diárias.
Baseado nessa conversa vocês chegarão a um consenso do que é a melhor conduta para o seu caso.
Entretanto, em fases iniciais pode apresentar boa resposta ao tratamento conservador.
É importante que você procure um especialista em cirurgia da mão da sua confiança para conversar a respeito da frequência do travamento, intensidade e grau de limitação das suas atividades diárias.
Baseado nessa conversa vocês chegarão a um consenso do que é a melhor conduta para o seu caso.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz a cirurgia do dedo em gatilho e após 22 dias ainda não sinto um dos lados do dedo. Está dormente. Apesar de já ter tirado os pontos, ainda arde muito e não consigo esticar totalmente o dedo. Por favor, gostaria de ter uma nova opinião. Meu médico disse que isso não é normal.
- Procede que ao realizar uma cirurgia no dedo em gatilho , ficar dormente ou com alguma dor ou não conseguir estica- lo derrepente ficar deformado? Quero fazer a cirurgia ,mas tenho que tirar minhas dúvidas com Dr. Ortopedista
- Meu dedo começou a travar faz um mês, agora piorou um pouco mais, o melhor procedimento é a cirurgia?
- Quanto tempo demora uma cirurgia de rizartrose, e a recuperação é quanto tempo , posso fazer a cirurgia com 66 anos ?
- Infiltração em dedo em gatilho resolve, quantas sessões devem serem feitas para polegares dedo do meio e anelar? para ter resultado? É muito dolorido?
- Bom dia. Estou com dedo em gatilho na segunda crise. E nesta crise surgiu cisto, por que surgiu esse cisto?
- Quando é necessário fazer cirurgia em caso de dedo em gatilho? É possível tratar sem intervenção cirúrgica?
- Estou com medo de operar,lendo estes relatos,parece que todos ficaram piores do que antes,e assim?
- Faz tres meses que operei dois dedos em gatilho em uma so cirurgia ja fiz 20 secoes de fisio mas minha mao e os dois dedos operedos ainda estao muito inchados e os movimentos com dor,e formou na palma da mao uma especie de queloide ,sera que vou ficar com esses problemas ou devo pescistir nas fisioterapias?
- Minha filha tem 2 anos e meio e foi diagnosticada com dedo em gatilho (com 1 ano e meio). Tentamos métodos mais conservadores, mas não adiantou. A cirurgia em criança pode ser feita de forma percutânea, ou é necessária uma pequena incisão?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 135 perguntas sobre Dedo em gatilho
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.