Existe tratamento para dedo em gatilho? Qual melhor: cirurgia ou o tratamento?

4 respostas
Existe tratamento para dedo em gatilho?
Qual melhor: cirurgia ou o tratamento?
Olá! O dedo em gatilho possui vários estágios, e as indicações de tratamento podem ser variáveis a depender do estágio em que se encontra e do prejuízo funcional apresentado na avaliação inicial. Em estágios bem iniciais o tratamento conservador com terapia da mão e infiltração tem ótimo resultado e em estágios mais avançados e sem resposta ao tratamento conservador a cirurgia pode ser indicada. As tecnicas disponíveis são a percutânea e a técnica aberta convencional. O cirurgião de mão é especialista no tratamento dessa patologia e deverá ser consultado.

O dedo em gatilho é uma tenossinovite dos tendões flexores dos dedos da mão. Tem alguns estágios de acometimento durante a doença. Nas fases iniciais o tratamento conservador com infiltração com corticoide tem bons resultados. Nas fases mais avançadas o melhor tratamento é o cirúrgico. Assim que possível marque consulta com cirurgião de mão para que possa ser melhor avaliada.
Pra te responder, primeiro você precisa entender o dedo em gatilho (a gênese da doença) o dedo em gatilho vem de uma tendência genética associada a uma sobrecarga por grande função local... Imagine o tendão como uma corda e que essa corda entra em um túnel (túnel osteofibroso, exatamente a estrutura que segura o tendão na posição)... Agora imagine que pelo atrito o tendão engrossa em um ponto específico fazendo um "caroço" no local (que dá inclusive pra o paciente sentir ) ... As duas terapeuticas se baseiam em diminuir o tamanho do caroço pra entar pelo túnel adentro sem travar (diminui pela infiltração e pelas fisioterapias) então se ele der certo e não reicidivar, tudo resolvido... Mas se reicidivar normalmente indico tratamento cirúrgico (conduta minha, porque acho que se não diminuiu, não irá diminuir mesmo se nova infiltração por estilo de vida do paciente) então indico cirurgia, que, se feita por profissional habilitado, tem baixos riscos de recidiva e complicações
O melhor tratamento para o dedo em gatilho é o cirúrgico!

Entretanto, em fases iniciais pode apresentar boa resposta ao tratamento conservador.

É importante que você procure um especialista em cirurgia da mão da sua confiança para conversar a respeito da frequência do travamento, intensidade e grau de limitação das suas atividades diárias.

Baseado nessa conversa vocês chegarão a um consenso do que é a melhor conduta para o seu caso.