Extrato de própolis com álcool piora a irritação na garganta?

5 respostas
Extrato de própolis com álcool piora a irritação na garganta?
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Olá, normalmente é atua anestesico local diminuindo a sensibilidade a dor na garganta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. João Pedro Campos Pereira
Generalista
Belo Horizonte
O extrato alcoólico de própolis pode causar uma pequena irritação no momento que é aplicado, que sentimos como desconforto ou ardor, mas esse efeito é breve e não é esperado que piore a irritação.
Dr. Danilo Devezas Souza
Generalista
Rio de Janeiro
Olá! Respondendo a sua pergunta de forma mais completa, o uso de extrato de própolis com álcool pode, em alguns casos, piorar a irritação na garganta, especialmente em pessoas que já apresentam sensibilidades ou inflamações pré-existentes. Isso ocorre porque o álcool presente no extrato pode ser irritante para as mucosas da garganta, exacerbando a inflamação e causando desconforto.

Estudos indicam que o álcool pode desidratar e irritar as membranas mucosas, o que pode agravar sintomas como dor, ardência e sensação de secura na garganta. Por outro lado, o própolis, quando utilizado sem álcool (em formas como sprays ou extratos aquosos), é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que podem ajudar a aliviar a irritação e promover a cicatrização.

Para pessoas com sensibilidade ou irritação na garganta, pode ser mais indicado utilizar formas de própolis sem álcool, como extratos aquosos, que são menos irritantes para as mucosas. Sempre é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar o uso de qualquer suplemento ou tratamento, para garantir que ele seja adequado ao seu caso específico.

Se tiver mais dúvidas ou precisar de orientação adicional ao seu tratamento, estou à disposição.
O álcool presente no extrato de própolis pode sim ressecar e irritar ainda mais a mucosa da garganta, sobretudo em quem já está com quadro inflamatório. Se você perceber ardência ou piora do desconforto ao usar a versão alcoólica, experimente:

• trocar pelo extrato de própolis em glicerina (sem álcool)
• diluir bem o extrato em água morna antes de gargarejar
• alternar com chás calmantes (camomila, erva-cidreira)
• manter boa hidratação (água e soro fisiológico nasal para gargarejos)

assim você aproveita os benefícios antimicrobianos e anti-inflamatórios do própolis sem agravar a irritação.
Dra. Ângela Arcoverde
Generalista, Médico clínico geral, Médico de família
Olinda
O extrato de própolis com álcool pode, sim, aumentar a irritação na garganta em algumas pessoas, especialmente se estiver com a mucosa inflamada ou muito sensível. A medicina baseada em evidências no Brasil indica que, para irritação de garganta, as formas aquosas (sem álcool) ou em spray específico para uso oral são mais indicadas, pois são menos irritativas. Se ainda tiver dúvida, é sempre bom consultar seu médico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.