Faço acompanhamento com psiquiatra e tomo Invega Trinza de 700mg e olanzapina de 2,5mg. De qual form
3
respostas
Faço acompanhamento com psiquiatra e tomo Invega Trinza de 700mg e olanzapina de 2,5mg. De qual forma essas substâncias interagem entre si na farmacodinâmica? Uma ajuda no efeito da outra mutuamente, os efeitos das duas são simplesmente somados ou uma pode atrapalhar o efeito da outra por agirem nos mesmos receptores? Grato.
Essa é uma pergunta que deve ser feita para o seu psiquiatra, pois é um raciocínio clínico que ele teve para o seu caso. Em princípio se analisa se há interferência medicamentosa (aumento ou diminuição do efeito de um ou outro, ou aumento/diminuição de efeitos colaterais), as vezes ele até faz uso desse aumento ou diminuição para chegar ao seu objetivo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Carlos José da Silveira
Médico clínico geral, Médico de família, Psiquiatra
São José do Rio Preto
Olá, as medicações citadas não tem interação medicamentosa, e ambas são antipsicóticas, porém com mecanismos de ação diferentes. O tratamento deve ser individualizado.
Invega Trinza (paliperidona) e olanzapina podem ser usados juntos sim, desde que bem indicados, apesar de ser melhor sempre usar apenas um antipsicótico quando possível. São medicações similares, da para parcialmente imaginar os efeitos como tomando uma dose maior apenas. Os problemáticos a longo prazo estão relacionados ao colesterol, obesidade e tremores principalmente.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.