Faço tratamento para ansiedade pelo sus. Algumas vezes pelo remédio ser caro ou por problemas com at

3 respostas
Faço tratamento para ansiedade pelo sus. Algumas vezes pelo remédio ser caro ou por problemas com atendimento, acabo tendo que ficar um tempo sem o remédio. Como a medicação é de 60mg, eu acabo sentindo os efeitos da falta dela, que são um pouco fortes. O que posso fazer para pelo menos diminuir um pouco desses efeitos colaterais até conseguir voltar para o tratamento normal?
Infelizmente, não há muito o que fazer. O que pode, eventualmente, é conversar com seu médico se tem algum medicamento mais barato ou disponível no SUS. Por vezes, é possível. Mas, se um psiquiatra do SUS passou um remédio caro, é porque provavelmente não tem outro equivalente, mais barato ou gratuito. Quanto aos atendimentos, você tem direito de ser atendida o numero suficiente de vezes necessário para que o tratamento corra adequadamente: converse com a gerência do posto de saúde sobre isto. Uma última opção seria contratar um advogado e entrar com um mandado de segurança contra o Estado, se você não tem condições financeiras de pagar a medicação que toma e ela for imprescindível ou a melhor para seu caso. Finalmente, "efeitos colaterais" são efeitos causados por um remédio, de modo que se você não está tomando, não tem como ter "efeitos colaterais" - pode ter uma síndrome de retirada (sintomas que aparecem quando se suspendem algumas medicações ou suas doses são abruptamente diminuídas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O ideal é que o uso da medicação seja contínuo e diário, sem interrupções, principalmente por longos períodos, pois perde-se o potencial de tratamento e o paciente fica mais propenso à ocorrência de efeitos colaterais. Se isso ocorrer, pode-se medicar pontualmente os sintomas incômodos, que não sei quais são. Minha recomendação é informar a situação ao seu médico assistente para traçarem uma estratégia a fim de evitar que as interrupções ocorram, ou mesmo para a prescrição de sintomáticos. Abraços.
Dra. Michele Rossato
Psiquiatra
São José do Rio Preto
Olá, Quando ficar sem a medicação, você pode tentar:
Manter uma rotina consistente de sono, alimentação e atividades físicas leves.
Praticar respiração profunda ou mindfulness para controlar a ansiedade.
Manter boa hidratação e alimentação para minimizar sintomas físicos.
Comunicar-se com seu médico sobre a falta de medicação para buscar alternativas.
Evitar substâncias estimulantes, como cafeína e álcool, que podem aumentar a ansiedade.
Essas estratégias podem ajudar até que você retome o tratamento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.