Faço uso da paroxetina ha 8 anos sem acompanhamento psiquiatrico, tentei retirar o remedio sozinho mas

3 respostas
Faço uso da paroxetina ha 8 anos sem acompanhamento psiquiatrico, tentei retirar o remedio sozinho mas sempre voltam as crises de panico. Meu fígado pode ter sofrido depois de tantos anos de medicaçao? Nao sinto nada, mas tenho medo devido ao tempo em que uso o remedio. Fumo e bebo fins de semana.
Recomendo inicialmente uma avaliação psiquiátrica.
É necessário saber se existe indicação do uso da medicação atualmente, e caso seja indicada sua retirada, essa deve ser feita de forma gradual, com orientação e acompanhamento do especialista. Exames laboratoriais podem ser também solicitados, porém paralelamente ao acompanhamento psiquiátrico, é também recomendanda uma avaliação periódica, por um clínico geral, e realização de exames de rotina, que serão solicitados por este. O tabagismo e o consumo de álcool são desaconselhados, e vale lembrar que também existe, dentro da psiquiatria, tratamento para ambos.
Sugiro que procure um especialista para tirar todas suas dúvidas e que então siga suas orientações. Cada organismo é único, portanto precisa ser individualmente avaliado.

É importante fazer um planejamento do melhor momento para se retirar a medicação. Avaliamos se houve melhora/eliminação dos ataques de pânico e sintomas ansiosos mais proeminentes por um longo período (em geral, 1ano bem, é um bom indicativo), se a pessoa não está passando por um período da vida com muitas mudanças ou muitos estressores externos (perdas familiares, divórcios, novos desafios no emprego, doenças na família, etc). Importante o aprendizado sobre a ansiedade, pânico, como reconhecer sintomas iniciais dum ataque de pânico; importância de técnicas de respiração e relaxamento, saber que um episódio dura minutos e passa e apesar de desagradável não causa infartos ou problemas mais sérios etc.
Lembrar que a parada abrupta do remédio gera sintomas físicos/psicologicos que podem simular o pânico ou mesmo desencadea-lo. A suspensão da medicacao é feita ao longo de meses com uma redução gradual na dose e acompanhamento. A paroxetina é segura no longo prazo e não afeta o fígado.
Considero importante vc conversar com o médico que vem prescrevendo a paroxetina para avaliar se é o momento de retirar a medicação. O mesmo pode tb solicitar exames para avaliar a função hepática e sanar essa dúvida. Sempre oriento associar ao tratamento médico, o acompanhamento psicológico. Vc pode conversar com seu médico tb sobre essa possibilidade. Espero ter ajudado.