Faço uso da paroxetina ha 8 anos sem acompanhamento psiquiatrico, tentei retirar o remedio sozinho mas

3 respostas
Faço uso da paroxetina ha 8 anos sem acompanhamento psiquiatrico, tentei retirar o remedio sozinho mas sempre voltam as crises de panico. Meu fígado pode ter sofrido depois de tantos anos de medicaçao? Nao sinto nada, mas tenho medo devido ao tempo em que uso o remedio. Fumo e bebo fins de semana.
Recomendo inicialmente uma avaliação psiquiátrica.
É necessário saber se existe indicação do uso da medicação atualmente, e caso seja indicada sua retirada, essa deve ser feita de forma gradual, com orientação e acompanhamento do especialista. Exames laboratoriais podem ser também solicitados, porém paralelamente ao acompanhamento psiquiátrico, é também recomendanda uma avaliação periódica, por um clínico geral, e realização de exames de rotina, que serão solicitados por este. O tabagismo e o consumo de álcool são desaconselhados, e vale lembrar que também existe, dentro da psiquiatria, tratamento para ambos.
Sugiro que procure um especialista para tirar todas suas dúvidas e que então siga suas orientações. Cada organismo é único, portanto precisa ser individualmente avaliado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante fazer um planejamento do melhor momento para se retirar a medicação. Avaliamos se houve melhora/eliminação dos ataques de pânico e sintomas ansiosos mais proeminentes por um longo período (em geral, 1ano bem, é um bom indicativo), se a pessoa não está passando por um período da vida com muitas mudanças ou muitos estressores externos (perdas familiares, divórcios, novos desafios no emprego, doenças na família, etc). Importante o aprendizado sobre a ansiedade, pânico, como reconhecer sintomas iniciais dum ataque de pânico; importância de técnicas de respiração e relaxamento, saber que um episódio dura minutos e passa e apesar de desagradável não causa infartos ou problemas mais sérios etc.
Lembrar que a parada abrupta do remédio gera sintomas físicos/psicologicos que podem simular o pânico ou mesmo desencadea-lo. A suspensão da medicacao é feita ao longo de meses com uma redução gradual na dose e acompanhamento. A paroxetina é segura no longo prazo e não afeta o fígado.
Considero importante vc conversar com o médico que vem prescrevendo a paroxetina para avaliar se é o momento de retirar a medicação. O mesmo pode tb solicitar exames para avaliar a função hepática e sanar essa dúvida. Sempre oriento associar ao tratamento médico, o acompanhamento psicológico. Vc pode conversar com seu médico tb sobre essa possibilidade. Espero ter ajudado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 58 perguntas sobre BenepaxParox
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.