Faço uso da sertralina por dois anos seguindo orientação do psiquiatra , gostaria de saber como fari

17 respostas
Faço uso da sertralina por dois anos seguindo orientação do psiquiatra , gostaria de saber como faria para descontínuar o uso ?? Obrigado
O psiquiatra deverá analisar se vc deve ou não suspender a medicação; associe o tratamento com uma terapia para que os resultados sejam mais potencializados. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130

É preciso que o médico que te acompanha analise a sua situação. Se ele orientar para que não faça a descontinuidade da medicação, seria importante interrogar o motivo. Alerto para o fato de que a medicação por si só não realiza um tratamento completo. Para que haja progresso no tratamento, é imprescindível um acompanhamento psicológico, para que os sintomas sejam efetivamente tratados.
Abraços!
Olá!! Primeiramente, é fundamental você consultar o seu psiquiatra para ele fazer uma avaliação sobre o momento mais adequado para fazer desmame desta medicação. Caso ele avalie que isto é possível, considerando sua evolução no tratamento, ele mesmo fará toda a orientação e acompanhamento deste processo. É importante confiar e seguir as orientações do seu médico, pois, tal processo pode gerar efeitos colaterais e alguma instabilidade. Grande abraço
Olá! Realmente, quem deve te acompanhar oara remissão da medicação é o médico que te acompanha, sugiro que o consulte e que não o faça por conta própria
Olá, a sertralina é um antidepressivo, para parar deve-se fazer com o acompanhamento do médico que prescreveu. Por vezes reduções importantes podem provocar sintomas como ansiedade. Veja com o seu psiquiatra o modo de parar (se chama fazer desmame, que significa retirar lentamente). Deve ser avaliado se você está sem sintomas, e há quanto tempo você teve remissão de toda a sintomatologia. Verifica-se a dose, e em função disso se fazem esquemas para diminuições seguras. Como vê, é uma situação que deve ser adaptada à pessoa e à sintomatologia prévia. Espero ter podido esclarecer.
Olá, para descontinuar o uso do medicamento você deve planejar junto ao seu psiquiatra a forma como vocês iram fazer esse o desmame da substância.
Boa noite!
Eu indico que você busque seu psiquiatra e demonstre o desejo de sua descontinuidade em relação ao medicamento, dando atenção o que ele coloca como médico e passando para ele o que você sustenta nesse processo. Ressalto ainda que busque uma análise nesse processo.
OLá. As vezes em determinados momentos precisamos recorrer a medicamentos para uma determinada questão. Você poderá conversar com o seu psiquiatra sobre o seu desejo de deixar de usar o medicamento. Já pensou em fazer uma análise. Quem sabe isso te ajudará, talvez, a não necessitar mais de medicamento. Porém, não pare esse tipo de medicamento por conta própria, é preciso que seu médico seja consultado. ok?
Somente um psiquiatra poderá te orientar como e quando fazer o desmame do medicamento, parar por conta própria pode causar efeitos colaterais e o que foi tratado nesse período, ir por agua a baixo!
Você faz também acompanhamento com psicanalista ou psicólogo? Minha sugestão é que se não estiver fazendo, comece a fazer....a terapia combinada com o medicamento e um possível desmame, pode te ajudar muito!
Bom dia! Como você está?
Antes de pensar na questão da descontinuidade do uso da medicação, gostaria de entender o que lhe motiva a isso?
Para descontinuar o uso é, indubitavelmente necessário o acompanhamento do psiquiatra ou do médico/a que tem lhe acompanhado neste processo pois realizar uma parada abrupta e desacompanhado de um profissional habilitado pode ser extremamente prejudicial à sua saúde. Ou o seu médico não quer parar o uso e você sim? Você faz psicoterapia? Investiga as causas dos sintomas que requerem o uso da medicação? Ou ainda, investiga as causas da negação à medicação mesmo após dois anos de uso?
Talvez um aconselhamento psicológico, que é um serviço diferente da terapia, lhe seja útil para pensar pontualmente sobre essas questões.
Abraços, Maria.
Boa tarde. Aconselho-o a não descontinuar a medicação sem antes falar com um psiquiatra, seja o que lhe prescreveu ou outro . É importante entender seu processo.
Boa sorte!
Converse com seu psiquiatra. Psicoterapia aliada pode auxiliar no desmame.
O chamado "desmame" de medicação psiquiátrica requer manejo técnico. Importante não fazer sem acompanhamento. Após este longo tempo de uso espera-se que o medicamento tenha "mudado seu cérebro", resta agora buscar "mudar sua mente". Procure um profissional de saúde mental! Fique bem!
Olá!!! Saiba que qualquer medicamento, principalmente psiquiátrico deve ser desmamado. É importante o retorno no seu médico e juntos, avaliar e ir desmamando aos poucos. Não faça nada sozinho, consulte o seu médico.
Fazer psicoterapia é importante também na fase de diminuição da dose medicamentosa, que sempre deve ser feita com o acompanhamento de um psiquiatra.
Descontinuar o uso de sertralina, ou qualquer outro medicamento, deve ser feito com orientação e supervisão médica. A descontinuação abrupta de um medicamento psicotrópico pode causar sintomas de abstinência, como ansiedade, irritabilidade, insônia e dor de cabeça.

A recomendação geral é diminuir a dose gradualmente, ao longo de várias semanas ou meses, para permitir que o corpo se adapte à falta do medicamento. Esse processo deve ser feito sob orientação médica, que pode ajustar as doses de acordo com a resposta do paciente.

É importante lembrar que as razões para o uso da sertralina, como transtorno de ansiedade, depressão, entre outros, podem voltar, caso a descontinuação do medicamento seja feita de forma abrupta. E é importante acompanhamento médico para avaliar os progressos e se é necessário continuar o uso ou não.

É importante conversar com seu médico para discutir a melhor maneira de descontinuar o uso de sertralina e para avaliar se é necessário continuar o tratamento com outros medicamentos ou terapias. Certifique-se de informar seu médico sobre quaisquer outros medicamentos que você esteja tomando, bem como qualquer mudança na sua condição de saúde.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Entendo sua preocupação em relação à descontinuação da sertralina, um medicamento antidepressivo. É uma decisão importante que deve ser tratada com cuidado e com o suporte adequado. O primeiro passo que eu recomendaria é agendar uma consulta com seu psiquiatra, o profissional que prescreveu o medicamento. É crucial discutir sua intenção de descontinuar a sertralina com ele. O psiquiatra poderá avaliar sua condição atual, considerar seus sintomas e elaborar um plano de descontinuação gradual, se for apropriado. A descontinuação geralmente ocorre de forma gradual, com a diminuição gradual da dose ao longo de várias semanas ou meses, dependendo de sua situação. Isso ajuda a minimizar a chance de sintomas de descontinuação, como ansiedade, irritabilidade ou outros efeitos colaterais. Durante esse processo, é importante que você monitore de perto seus sintomas e relatar qualquer mudança ao seu médico. E lembre-se de que você não está sozinho nesse processo. Ter o apoio de um psicólogo ou terapeuta pode ser valioso para ajudá-lo a lidar com as emoções e desafios que podem surgir durante a descontinuação. Manter um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, exercícios regulares e sono adequado, também pode ser benéfico durante esse período. Por fim, esteja preparado para a possibilidade de recaída dos sintomas após a descontinuação. Nem todas as pessoas conseguem descontinuar a medicação e permanecer sem sintomas, e isso não é um sinal de fraqueza. É importante estar aberto a considerar outras opções de tratamento, se necessário, em consulta com seu profissional de saúde. Lembre-se de que sua saúde mental é uma prioridade, e a decisão sobre a descontinuação de medicamentos deve ser tomada com base em sua situação individual e sob a orientação de um profissional de saúde qualificado. Estou aqui para apoiá-lo ao longo desse processo, e você não precisa passar por isso sozinho.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 230