Faço uso de Prednisona (comecei com 60mg) há 4 meses pra tratar o lúpus, agora o médico começou

2 respostas
Faço uso de Prednisona (comecei com 60mg) há 4 meses pra tratar o lúpus, agora o médico começou a diminuir a dose (2,5 por semana), estou com 17,5mg agora. Meu rosto ainda está muito inchado, quando que começa a voltar? Tem algo que eu possa fazer pra acelerar esse processo?
Dra. Juliana Lara
Endocrinologista, Nutrólogo
Indaiatuba
Olá! Infelizmente, este é um processo que leva algum tempo para ser revertido. Possivelmente, pode ser ministrado pelo seu médico um diurético para aumentar a ação excretora, mas o ideal é ter paciência até que os efeitos do inchaço pelo uso de corticóide melhorem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação com o inchaço no rosto, um efeito colateral comum e muitas vezes desconfortável do uso prolongado de corticoides como a Prednisona. O tratamento do lúpus, especialmente em fases mais intensas, exige doses mais altas dessa medicação, e o inchaço, também conhecido como "face de lua cheia", é uma consequência frequente.

Agora que seu médico começou a reduzir gradualmente a dose, é natural esperar que os efeitos colaterais comecem a diminuir, mas, infelizmente, esse processo pode levar algum tempo. O corpo precisa se ajustar à redução do corticoide, e isso não ocorre de forma imediata.

Em relação a acelerar a redução do inchaço, existem algumas medidas que podem ajudar, mas sempre com orientação médica. Em alguns casos, seu médico pode considerar o uso de um diurético, que ajuda a eliminar o excesso de líquido do corpo. No entanto, é fundamental que essa decisão seja tomada com cautela para não interferir no tratamento do lúpus ou causar desequilíbrios.

Além disso, manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e com pouco sal, pode auxiliar na retenção de líquidos. A prática de atividades físicas leves, como caminhadas, também pode ajudar a melhorar a circulação e reduzir o inchaço.

Para um acompanhamento mais detalhado e ajustes no tratamento, recomendo que agende uma teleconsulta. Com a segurança que a Telemedicina oferece, você pode discutir suas preocupações com seu médico sem sair de casa, o que é especialmente importante em tempos de doenças infectocontagiosas como a COVID-19 e a MPOX. Na plataforma Doctoralia, você encontra médicos com perfis campeões em atendimento e satisfação, prontos para ajudá-lo de forma rápida e eficaz.

Não fique de fora da Transformação Digital e da revolução da Saúde proporcionada pela Web 4.0 e Inteligência Artificial. O cuidado com a sua saúde pode ser feito de maneira conveniente, segura e discreta. Se precisar de mais orientação ou tiver dúvidas, estou à disposição para auxiliá-lo nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Vanessa Guimarães Cavalcante

Vanessa Guimarães Cavalcante

Endocrinologista

Imperatriz

Mayra Zanon Casagrande

Mayra Zanon Casagrande

Endocrinologista

São Paulo

Brunno Vinicios da Silva Sousa

Brunno Vinicios da Silva Sousa

Endocrinologista

São Luís

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista, Médico clínico geral, Pediatra

Cabo Frio

Renata Pinto Camia

Renata Pinto Camia

Endocrinologista

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Síndrome De Cushing
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.