Faço uso de Venlafaxina faz 20anos, comecei a reduzir co orientação médica, faz 1 ano, mas ainda tom

2 respostas
Faço uso de Venlafaxina faz 20anos, comecei a reduzir co orientação médica, faz 1 ano, mas ainda tomo 1comprimido de 150 por dia, vou tentar retirar ainda mais, sinto-me muito melhor com a retirada. Como tomei muitos anos vou ser capaz de a retirar toda? O organismo consegue libertar-se desta droga? Também me disseram que a toma da Venlafaxina por muito tempo pode em vez de curar, Provocar depressão, É VERDADE?
A incidência de recaídas em quadros depressivos e ansiosos graves é muito grande, por isto se considera, na Psiquiatria atual, que muitas vezes o tratamento deve perdurar durante toda a vida. Nestes casos, frequentemente se tenta determinar a mínima dose que mantém a pessoa sem recaídas, mas há autores que consideram que se deva manter a dose com a qual a pessoa saiu da depressão ou da ansiedade. Parar de tomar é sempre um risco. Logicamente, como há terapias que comprovadamente ajudam na depressão e na ansiedade, isto pode diminuir a necessidade de medicação. Não há evidências confiáveis de que a venlafaxina ou qualquer outro antidepressivo cause depressão. O organismo não precisa "libertar-se". Na verdade, antigamente, quando não havia estas medicações, as pessoas com depressão sofriam muito mais ou tomavam medicações que as deixavam "dopadas" como, por exemplo, os barbitúricos. De um lado, sempre se deve prescrever medicações de modo criterioso, não indicando antidepressivos para controlar tristezas ou fossas. Os antidepressivos precisam ser usados por quem tem depressão (ou transtornos de ansiedade) bem diagnosticada. O que ocorre, é que alguns clínicos passam remédios para casos em que um bom psiquiatra não passaria. E, nestes casos, os prejuízos podem ser maiores que os benefícios. Mas, deve-se ter cuidado para não levar a questão para um campo ideológico e achar que antidepressivos "fazem mal". O cérebro é um órgão e, como quaisquer outros órgãos do organismo, pode apresentar disfunções que necessitem de tratamento médico. E não administrar o tratamento correto, nestes casos, é técnica e eticamente criminoso. Não há por que ter medo dos antidepressivos, contanto que seu médico seja criterioso. Finalmente, se você parar, não se esqueça de que o índice de recaídas é elevado, principalmente se seu quadro tiver sido prolongado ou se já tiver tido recaídas anteriores. Assim, quaisquer alterações de humor mais profundas ou prolongadas devem ser comunicadas ao seu médico, para que ele possa adotar condutas antes que haja uma piora maior.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcelo Medeiros
Psiquiatra
Goiânia
Olá ! A venlafaxina é um antidepressivo extremamente eficaz no tratamentos dos sintomas ansiosos e/ou depressivos. Seu desmame sempre deve ser acompanhado de um médico devido a grande probabilidade de causar o que chamamos de “ síndrome de retirada “. Essa medicação possui a “meia-vida” muito curta. Isso significa que ela fica pouco tempo no sangue, o que justifica os efeitos indesejáveis quando esquecemos de tomar uma dose ou paramos a medicação de maneira abrupta. Mas respondendo sua pergunta, sim ! É possível o desmame de maneira adequada. A Venlafaxina NÃO provoca depressão. Fique tranquilo(a) em relação a isso. Espero ter ajudado. Abraços !

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1232 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.