Faço uso do Escitalopram (Excilex) para tratamento da Ansiedade, há mais de 2 anos. Fiz psicoterapia

10 respostas
Faço uso do Escitalopram (Excilex) para tratamento da Ansiedade, há mais de 2 anos. Fiz psicoterapia por 1 ano e me senti ótima. Mas, se deixo de tomar a medicação, fico agitada e com palpitações, e como não me atrevo a questionar meu Psiquiatra, pergunto: é comum o tratamento se prolongar por anos?
Olá, tudo bem? Inicialmente é essencial você manter uma boa relação com seu psiquiatra. Só ele vai poder conversar com você e justificar seu tratamento e a duração dele. De fato, alguns tratamentos são mais duradouros, e podem requerem o uso do remédio por varios anos. Caso contrário, os sintomas retornariam. Espero ter ajudado. Abraços.

Sim, é comun durar anos, com períodos de melhora e piora ou períodos constantes de ansiedade. O Escilex é uma medicação muito boa que não causa danos no corpo se usado a longo prazo. Então fique tranquila se o tratamento com o remédio tenha que se prolongar.
Sabemos da eficácia dos medicamentos e a resposta e o tempo de melhora variam de paciente para paciente, converse com seu médico. Porém nenhum medicamento por mais eficaz que seja nos fará
pensar nossos conflitos psíquicos que estão para além da ansiedade, a Psicoterapia pode te ajudar a buscar novo possíveis.
Olá! é muito interessante que você consiga desenvolver uma relação de confiança com o seu psiquiatra, assim como o psicólogo também. O desmame do medicamento depende do quanto você evoluiu no seu processo terapêutico, é lá que você vai mudar sua relação com o mundo e fará com que os sintomas de ansiedade diminuam e, consequentemente, diminui a necessidade do medicamento.
Um famoso psiquiatra em sua palestra disse: Remedios não curam conflitos. Você disse que gostou de fazer terapia. Você disse que remedios ajudaram. Procure um competente profissinal em psicoterapia. Resolva seus conflitos.
O que mais me chamou a atenção é que você disse que não se atreve a perguntar pra o seu psiquiatra - isso não está certo. Você é a paciente e tem todo o direito de saber tudo sobre a sua patologia e sobre o seu tratamento, inclusive a duração do mesmo! É muito importante que você faça acompanhamento com um profissional com quem se sente à vontade! Quanto à sua pergunta: sim, alguns tratamentos medicamentos podem ser mais prolongados, podendo durar anos. Mas isso de forma geral, não conheço o sei caso o suficiente para auxiliar de forma mais segura. Espero ter ajudado. Um abraço.
Questione seu psiquiatra, por favor! Ele dirá o que está pensando acerca da duração do seu tratamento e, se for o caso, lhe instruirá a fazer uma retirada mais efetiva, com maior chance de sucesso.
Estatísticas americanas indicam que metade dos pacientes mantém o tratamento para ansiedade generalizada por tempo indeterminado, já que os sintomas podem voltar. Mas a duração do tratamento deve ser uma combinação entre você e seu médico, não há porque não abordar isso com ele.
Olá!
Conforme seu relato, primeiramente é muito importante que o paciente sinta-se a vontade para dialogar com o seu médico (psiquiatria), psicólogo, entre outros.
Justamente, porque contribui na evolução do tratamento e observações quanto a adaptação a medicação por exemplo.
Quanto ao tempo de tratamento, é comum ser indeterminado no início, devido a subjetividade de cada paciente (cada caso é um caso).
Portanto, reconsidere a necessidade de comunicação com seu médico, ele pode tirar suas dúvidas e esclarecer a respeito do seu diagnóstico e lembre-se da importância do acompanhamento psicológico associado a medicação.

Estou à disposição!
Olá, sou Psicóloga Comportamental e de Bem-estar Emocional. Seria ótimo que você conversasse com seu médico e pudesse voltar para o acompanhamento psicológico. Não se preocupe com o processo, ele é individual e personalizado. Cada um tem seu tempo. Confie nos profissionais que escolheu. Porém, cada um tem seu papel. Os profissionais são fundamentais para o processo mas, existem ações que você pode fazer para ajudar a controlar sua ansiedade, tais como, fazer atividade física, cuidar da sua alimentação e do seu sono e organizar sua agenda, nas diferentes áreas da sua vida. Bom trabalho!