Faz 12 dias que terminei o tratamento com amoxicilina,o efeito ainda está no organismo? Tomo antico

2 respostas
Faz 12 dias que terminei o tratamento com amoxicilina,o efeito ainda está no organismo?
Tomo anticoncepcional e tenho receio de ainda estar no organismo e cortar o efeito do anticoncepcional,desde já agradeço se puder me ajudar
Ola

Nao sao todos os medicamentos que cortam ou diminuem o efeito dos contraceptivos.

Estás protegida.

Olá querida !
Entendo sua preocupação sobre a interação entre a amoxicilina e o anticoncepcional. Aqui estão alguns pontos importantes para tranquilizá-la:
1. Efeito da Amoxicilina: A amoxicilina pode teoricamente afetar a eficácia dos anticoncepcionais orais, mas essa interação é considerada rara. A maioria das evidências sugere um impacto mínimo na eficácia dos anticoncepcionais para a maioria das mulheres.
2. Duração no Organismo: A amoxicilina tem uma meia-vida de eliminação de cerca de 1 a 2 horas. Após 12 dias do término do tratamento, ela já foi eliminada do organismo há bastante tempo, não afetando mais o anticoncepcional.
3. Precauções; É prudente usar métodos contraceptivos adicionais, como preservativos, durante o tratamento com antibióticos e por uma semana após o término, para garantir proteção contra a gravidez.
4. Após o TratamentoSe já se passaram 12 dias desde o término do tratamento com amoxicilina, não há efeito residual que possa interferir na eficácia do anticoncepcional. Se houve relações sexuais sem proteção adicional nesse período e há preocupação com a possibilidade de gravidez, um teste de gravidez pode esclarecer essa dúvida.
Um abraço
Dra . Claudia

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!