Faz 3 anos que eu tomo sertralina de 50 mg. Faz 3 dias que eu não tomo o remédio porque bebi whisky

4 respostas
Faz 3 anos que eu tomo sertralina de 50 mg. Faz 3 dias que eu não tomo o remédio porque bebi whisky nesses 3 dias, só que eu tô tendo crises de ansiedade e calafrios, posso tomar o remédio quantas horas depois de ter bebido?
Converse com seu psiquiatra em caráter de urgência. Geralmente, poucas horas depois não há nenhum problema, mas isto deve ser visto com quem conhece você pessoalmente e os detalhes de seu tratamento. Também deve conversar sobre estes episódios de consumo, que certamente prejudicam muito seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Antonio Raí Trentim
Psiquiatra, Médico clínico geral, Médico de família
Araraquara
PODE TOMR A MEDICAÇÃO, PORÉM SUA CRISE DE ANSIEDADE VEM DA FALTA DA SERTRALINA COMBINADA COM USO DE ALCOOL QUE É PÉSSIMO PRA TRANSTORNOS ANSIOSOS
Não há contraindicação formal para não misturar sertralina com álcool. A retirada abrupta dessa medicação pode causar sintomas de ansiedade e calafrios. Recomendo o retorno a medicação e consultar seu médico.
Olá! Entendo a situação, e é bom que você esteja buscando orientação. A sertralina é um antidepressivo que deve ser tomada regularmente todos os dias, mesmo que você tenha consumido álcool. Ficar 3 dias sem tomar pode causar sintomas de descontinuação, como ansiedade, calafrios, irritabilidade, tontura e sensações físicas estranhas — que é o que você está sentindo agora.

O álcool, especialmente em excesso, pode potencializar os efeitos colaterais da sertralina, como sonolência e confusão, mas não é necessário esperar dias para retomar a medicação. De forma geral, se você não está mais sob efeito do álcool (por exemplo, se já passaram mais de 8 a 12 horas desde o último consumo e você está sóbrio), você já pode retomar a sertralina normalmente.

É importante evitar pausas futuras, mesmo que beba moderadamente, pois parar e voltar pode desequilibrar seu tratamento. Se as crises persistirem ou piorarem, fale com seu médico o quanto antes. Você está cuidando da sua saúde ao buscar ajuda — estou aqui para te apoiar no que for preciso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.