Faz um ano que possuo dor e incômodo na região subaxilar, seguida de sensação de "nódulo" ao fechar

2 respostas
Faz um ano que possuo dor e incômodo na região subaxilar, seguida de sensação de "nódulo" ao fechar ou pressionar o braço. A dor às vezes se alastra para a região do bíceps e antebraço. Já fui em clínicos e pneumologistas , sem diagnóstico preciso. A quais médicos e a quais exames devo recorrer?
Talvez não tenha ficado muito clara a pergunta. Esses sintomas foram após cirurgia de biópsia de linfonodo sentinela na axila? Se sim, deve retornar ao seu cirurgião; em pequena parte das vezes pode haver sintomas como os que você descreveu após cirurgia axilar, mesmo sendo apenas a biópsia de linfonodo sentinela. Se estes sintomas não têm nada haver com cirurgia axilar pregressa e você já esteve em médicos clínicos, aconselho que procure um mastologista para que seja descartada alguma doença mamária com repercussão axilar ou outras patologias axilares (como mama acessória axilar). Espero ter ajudado.

O quadro informado por você de dor/incômodo associada a sensação de nódulo ao fechar o braço (quadro definido como parestesia) com irradiação para a região do braço, faz pensar muito num problema bem conhecido nos consultórios de mastologia - a intercostobraquialgia. Trata-se de um processo inflamatório neural, daí a sensação de parestesia ou percepção alterada no território do nervo acometido e a irradiação para o braço. É uma condição tratável com resultado satisfatório na maioria dos casos. Se o problema se seguiu a uma biópsia de linfonodo sentinela, consideramos como uma sequela de lesão do nervo intercostobraquial, que merecerá acompanhamento do próprio cirurgião em conjunto com fisioterapeuta e eventualmente de especialistas no tratamento de dor.