Linfonodo sentinela - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas - linfonodo sentinela
Perguntas sobre Linfonodo sentinela
Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Linfonodo sentinela
Especialistas falam sobre Linfonodo sentinela
O linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo (gânglio) que drena o tumor. Tem aplicação no câncer de mama, endométrio (corpo do útero) e colo uterino. Se este gânglio está livre, os demais também estarão. Com isto, poupa-se da retirada de todos os linfonodos desnecessariamente, com suas sequelas. A principal sequela no câncer de mama é o linfedema (inchaço) dos braços. Já nos cânceres uterinos, a sequela principal é o edema (inchaço) de membros inferiores (pernas).
A biópsia do linfonodo sentinela (BLS), é procedimento usado na avaliação da axila para muitos casos de câncer de mama. É aplicado com segurança desde o final dos anos 90. Com a BLS, o risco de problemas no braço, é menos frequente (6%) do que quando há necessidade do esvaziamento axilar (30%). A BLS está indicada: 1- sempre que o exame da axila é clinicamente normal, 2- quando está indicada a mastectomia para o carcinoma intra ductal (pelo risco de sub-diagnóstico em até 25% dos casos nas biópsias por agulha), 3- paciente com axila clinica e/ou cito-patologicamente positiva, submetidas à quimioterapia pré-operatória com resposta clínica no exame da axila (desaparecimento do linfonodo).
Quais profissionais tratam Linfonodo sentinela?
Linfonodo sentinela por cidade
Doenças relacionadas
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.