Fiz cerclagem a 3 dias e estou tomando Utrogestan porem ele está me dando muitos efeitos colaterais,

Fiz cerclagem a 3 dias e estou tomando Utrogestan porem ele está me dando muitos efeitos colaterais, posso usar ele via vaginal ou devo esperar os pontos cicatrizar?

2 respostas


Bom dia! A melhor pessoa para responder isso é o médico que fez a cerclagem. Entretanto, em via de regra, não há problema em fazer o uso da progesterona via vaginal.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


O ideal é a via vaginal, porém após cerclagem costumo orientar via oral para evitar a manipulação vaginal após o procedimento cirúrgico. Converse com seu médico e siga as orientações dele.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.