fiz cirurgia faz 23 dias do platô tibial tipo fratura grau 5 joelho direito. Quanto tempo posso iniciar

5 respostas
fiz cirurgia faz 23 dias do platô tibial tipo fratura grau 5 joelho direito. Quanto tempo posso iniciar a fisioterapia?Posso desenvolver artrose precoce?As dores ainda persiste, é normal? A placa e parafusos vou conviver com elas pelo resto da vida?
O atendimento da Fisioterapia deve começar ainda no setor de leito do Hospital, geralmente no dia seguinte ao processo cirúrgico.

O tratamento pode começar com exercícios isométricos(onde não há movimento) mas tende a evoluir para pequenos passos ou distribuição de peso ainda dentro do ambiente do Hospital.

Dependendo de como evolua o quadro do paciente e desde que estável clinicamente a fisioterapia deve ter em mente promover a marcha desse paciente em corredores de maior extensão e movimentos ativos (onde o paciente consegue realiza-los) e já com movimentos dentro do arco fisiológico do paciente.

No mais me coloco à disposição para sanar dúvidas.

Você pode iniciar a fisioterapia já no dia seguinte, mas apenas com aplicação de laser, que tem efeitos anti-inflamatório e analgésico, e somente para este fim. Após a liberação de seu cirurgião você pode começar progressivamente a fisio. Tudo dependerá de como foi a lesão e a cirurgia, por isso mesmo, somente seu cirurgião poderá dizer. Normalmente, a dor pode perdurar por alguns dias, tudo depende da lesão e inflamação. Portanto, sempre que possível o laser é indicado no pós-operatório para aliar estas dores e, principalmente, por ser potencialmente regenerativo. Abraços
Olá,
Você teve uma fratura grave na articulação do joelho e isso é um fator de risco importante para desenvolvimento de osteoartrose precoce. O processo de reabilitação desse tipo de lesão é lento, mas precisa ser iniciado o quanto antes para que se obtenha um bom resultado. Converse com o seu médico, só ele poderá esclarecer melhor sua dúvidas.
Sugiro seguir orientações do cirurgião ortopédico em relação ao início da fisioterapia . Fraturas do plateau são causa de artrose secundária. A dor precisa ser avaliada individualmente. Os implantes podem ser , ou não , removidos após a consolidação da fratura.
Siga as recomendações do seu médico.