Traumatismos do joelho - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

O joelho é considerado a mais complexa articulação do corpo humano. Tem funções de sustentação e movimentação do corpo. Por isso, também é um dos órgãos que mais é lesionado, especialmente nas atividades esportivas. Algumas das mais frequentes lesões no joelho causadas por traumatismo são: - Fraturas- Luxação da rótula- Lesões ligamentares- Lesões meniscais - Contusões - Entorses- Lesões neurológicas e vasculares (bem mais raras)

Qual é a causa?

Choques durante a prática esportiva e acidentes estão entre as principais causas das lesões no joelho.

Quais os sintomas?

A dor é praticamente o único sintoma apresentado. Eventualmente, dependendo da lesão, pode ser ouvido um barulho (estalo), especialmente no caso de fraturas.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é normalmente suficiente para detectar a lesão no joelho. Pode-se pedir o raio-X para confirmar o diagnóstico.

Qual o tratamento?

O tratamento é definido pelo tipo e gravidade da lesão. Contusões e entorses, por exemplo, podem ser cuidadas sem a necessidade de procedimento cirúrgico. Podem ser prescritos medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para deixar o paciente mais confortável. Além disso, é possível utilizar-se de recursos ortopédicos como protetores e botas. Em parte dos casos de lesões ligamentares, especialmente de pessoas de menor idade que não querem abrir mão de suas práticas esportivas, a cirurgia é recomendada. A mais popular é a artroscopia. Nesse procedimento, o cirurgião executa dois ou três furos na região do joelho por onde são inseridos os equipamentos necessários ao procedimento. Por um desses orifícios é colocado soro fisiológico para permitir que o médico tenha uma visão nítida da região. O joelho é totalmente avaliado durante a operação. De acordo com a necessidade, são inseridos objetos como pinças, tesouras e bisturis artroscópicos para fazer as correções. Todo o procedimento dura de 40 minutos até uma hora.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - traumatismos do joelho

Guilherme Couto

Guilherme Couto

Fisioterapeuta

Brasília

Armindo Manuel Pires Senica Perdigão

Armindo Manuel Pires Senica Perdigão

Fisioterapeuta

Curitiba

José Roberto Oliveira

José Roberto Oliveira

Fisioterapeuta

São Paulo

Wanessa Miller

Wanessa Miller

Terapeuta ocupacional

João Pessoa

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Agnes Luciana Souza de Mendonca

Agnes Luciana Souza de Mendonca

Fisioterapeuta, Dentista

Niterói

Perguntas sobre Traumatismos do joelho

Nossos especialistas responderam a 74 perguntas sobre Traumatismos do joelho

Olá! O seu relato é bem sugestivo de lesão de ligamento do joelho. Resta entender se quando você fala que o "joelho foi pro lado" se você se refere à patela ou se você se refere ao…
2 respostas

Pequenas fraturas articulares , podem gerar aumento de volume no interior da cápsula do joelho . Apenas avaliando às imagens e o quadro clínico para poder explicar melhor seus sintomas.
1 respostas

O cisto poplíteo é localizado na parte de trás do joelho e é chamado também de cisto de Baker.
Na verdade ele decorre de um extravazamento do líquido articular do joelho. Todos nós temos…
2 respostas

Especialistas falam sobre Traumatismos Do Joelho

Fratura por insuficiência do joelho: A fratura por fadiga é mais comum nos idosos e se caracteriza por uma dor de início súbito, sem estar relacionada a nenhum trauma. Trata-se de uma dor intensa que limita a atividade.

Ulbiramar Correia

Ortopedista - traumatologista

Goiânia


O joelho é a maior articulação do corpo humano. Ele é vulnerável a lesões porque é o centro de uma alavanca que, além de transmitir as forças geradas pelos músculos ao seu redor, suporta também o peso do nosso corpo.

Adriano Karpstein

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Curitiba


As lesões nos joelhos podem ser causadas por traumatismos direto, como em um "pancada" no futebol. Além disso, elas podem ter origem nas torções, onde com frequencia podem ocorrer lesões dos ligamentos e dos meniscos, muitas vezes com necessidades de cirurgia. Más não se assuste, na sua grande maioria, tanto os traumas ou entorse não causam lesão. Para isso, busque sempre um atendimento médico especializado para que seja feito um dignóstico preciso Assista ao vídeo. Tem alguma dúvida? envie sua pergunta aqui que eu responderei

Daniel Carvalho

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Agendar uma visita

O joelho é uma das articulações que mais recebe carga no nosso corpo e é muito comum pacientes apresentarem lesões nos joelhos. A articulação do joelho apresenta estruturas como: meniscos, cartilagem, ligamentos, bursa e tendões. Entre as possíveis lesões que se apresentam no joelho estão: lesão de menisco, lesões ligamentares, tendinopatias, lesões de cartilagem (Condropatias, Osteoartrose, entre outras). A Fisioterapia associada com tratamento multidisciplinar tem se mostrado muito eficaz.

Nayara Mello

Fisioterapeuta

Brasília

Quais profissionais tratam Traumatismos do joelho?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.