Fiz exame e apareceu um cálculo de 0,7 cm no terço cranial do ureter. É possível expelir ou será nec

3 respostas
Fiz exame e apareceu um cálculo de 0,7 cm no terço cranial do ureter. É possível expelir ou será necessário cirurgia?
Dr. Jean Ikonomidis
Urologista
Osasco
Dificilmente esse cálculo sairá espontaneamente. Há necessidade de cirurgia com brevidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Flávio Faria
Urologista
Campo Grande
Olá
A chance de eliminação espontânea de calculo ureteral depende de alguns fatores, tais como complacencia ureteral, maior diâmetro do cálculo, localização do mesmo no ureter, instrumentação previa, dentre outros.
Estatisticamente, a taxa de eliminação de cálculos de 0,7 cm em ureter proximal é, em geral, de 25% (lembrando que existem diversos fatores envolvidos na expulsão de calculos.
Vale a pena lembrar que a necessidade cirúrgica é determinada por outros fatores além de chance de eliminação. Levamos em consideração a função renal, refratariedade da dor e presença de infecção.
logo, sugiro acompanhamento urologico estreito.
Att, Dr Flavio Faria
Um cálculo de 0,7 cm (7 mm) localizado no terço cranial do ureter (parte superior, próxima ao rim) tem baixas chances de ser eliminado espontaneamente.
De modo geral:
Cálculos até 5 mm têm boa probabilidade de serem expelidos naturalmente;
Entre 5 e 7 mm, a chance diminui para cerca de 30 a 40%;
Acima de 7 mm, geralmente é necessário tratamento intervencionista.
O principal fator que interfere é a posição do cálculo — pedras no ureter alto, como no seu caso, têm menor taxa de eliminação espontânea, mesmo com medicação.
O tratamento pode incluir:
Terapia expulsiva medicamentosa, com anti-inflamatórios e alfa-bloqueadores (como a tansulosina), se não houver dor intensa, infecção ou obstrução renal importante;
Ou, se o cálculo não migrar ou causar sintomas persistentes, tratamento cirúrgico minimamente invasivo, como ureterolitotripsia endoscópica (laser) ou litotripsia extracorpórea (ondas de choque).
Em resumo:
Um cálculo de 7 mm no ureter alto pode ser eliminado, mas a chance é baixa;
É importante acompanhamento próximo com urologista e controle por imagem para definir o momento ideal de intervir, evitando complicações como infecção ou dilatação do rim.

Especialistas

Felipe Longo Sanches

Felipe Longo Sanches

Urologista

São Paulo

Guilherme Jairo Luiz da Silva

Guilherme Jairo Luiz da Silva

Nefrologista, Internista, Médico clínico geral

São José do Rio Preto

Leticia Oliveira

Leticia Oliveira

Generalista

São Sebastião Do Paraíso

Bruno Pereira Reciputti

Bruno Pereira Reciputti

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

Bruna Andrade

Bruna Andrade

Nutricionista

Salvador

Andressa Radziminski

Andressa Radziminski

Nutricionista

Rio Negrinho

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1190 perguntas sobre Cálculos Renais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.