fiz exame para hiv, deu reagente. Porém desenvolvi todos os sintomas da doença de crohn no mesmo periodo,

2 respostas
fiz exame para hiv, deu reagente. Porém desenvolvi todos os sintomas da doença de crohn no mesmo periodo, pode ter uma possível co-relação para falso-positivo, já que a doença de crohn é auto imune?
O HIV, em alguns casos, pode causar diarreia, inflamação intestinal e até alterações anorretais. Por este motivo é necessária uma avaliação detalhada por um Coloproctologista para a partir do exame físico, exame proctológico e exames complementares, conseguir te dizer se voce tem doença de Crohn associada ao HIV, ou se estas alterações são do HIV. As sorologias para o HIV apresentam pequenas chances de apresentarem falsos positivos, caso exista essa duvida, repita as sorologias e procure um médico especialista.
Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Priscilla Pereira dos Reis
Gastroenterologista
Belo Horizonte
Olá! O HIV, por comprometer a imunidade, aumenta a chance de doenças intestinais infecciosas, que às vezes tem sintomas parecidos com os de doenças inflamatórias. O tratamento de doença inflamatória (Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa) é muito diferente do tratamento de doenças infecciosas intestinais. É muito importante que você seja avaliado por um especialista para fazer um diagnóstico correto da sua doença intestinal. Doença de Crohn e HIV podem coexistir, entretanto há diversos outros diagnósticos a serem descartados antes. Procure um gastroenterologista para te auxiliar. Espero ter ajudado!

Especialistas

Camilla de Almeida Martins

Camilla de Almeida Martins

Gastroenterologista, Internista

São Paulo

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Jéssica Figueiredo Dantas

Jéssica Figueiredo Dantas

Gastroenterologista pediátrico, Pediatra

São Paulo

Marcio Canavarros Serra

Marcio Canavarros Serra

Cirurgião geral

Cuiabá

Shaloane Fontes

Shaloane Fontes

Gastroenterologista

Niterói

Rodrigo Santin Rodrigues

Rodrigo Santin Rodrigues

Endoscopista, Cirurgião geral, Médico de tráfego

Juína

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 436 perguntas sobre Doença de Crohn
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.