Fiz exames de renina, cortisol e aldosterona como forma de investigação da minha obesidade e hipertensão,

5 respostas
Fiz exames de renina, cortisol e aldosterona como forma de investigação da minha obesidade e hipertensão, meu cortisol(após supressão) e aldosterona deram normais, porém a renina deu alta, quais podem ser as possíveis causas? Os próprios remédios pra hipertensão podem ter contribuido na elevação ?
Alterações de valores hormonais estão dentro da fisiologia da hipertensão.. Sempre importante avaliar o quanto estão alterados e a associação aos medicamentos em uso

Olá. A renina, nessa situação, demonstra que a hipertensão é primária. Faz parte da fisiopatologia da hipertensão, que envolve o sistema renina, angiotensina, aldosterona
Há de se considerar que, no contexto da obesidade e hipertensão, quadros crônicos de estresse são relatados pela grande maioria dos pacientes.
O que traz o foco a questão das práticas e hábitos de vida.
Diagnosticar e tratar o desbalanço hormonal e químico do corpo não vai afastar o paciente da causa do problema: estresse e maus hábitos
Em doenças complexas como obesidade, um conjunto de ações devem ser consideradas: médicas, nutricionais, comportamentais e sociais.

Te sugiro considerar também escolhas de vida mais equilibradas, dentro do que é possível nesse momento.
Atividades de lazer, práticas esportivas, comer comidas mais vivas (como vegetais) e menos industrializadas vão te ajudar a reduzir, lenta mas progressivamente, seus níveis de “estresse químico” do seu corpo.
E de quebra, te afastar da ideia de precisar tomar cada vez mais de remédios no dia.

Boa sorte!
A elevação da renina é uma das causas de hipertensão, mas esse achado deve ser considerado junto com outros exames laboratoriais e excluir influência de outras medicações para a presão que podem interferir nesse resultado.
A avaliação clínica das causas de hipertensão tem evoluído. Renina acima do normal vejo em pacientes com hipertensão devido às artérias renais e em uso de diurético , principalmente a espironolactona. Ainda possível como causa de renina elevada: coartação da aorta e tumor produtor de renina. Abraço.