Fiz na quinta-feira a Litemia e tive resultado 0.38, me sinto bem, o ideal seria refazer depois de uma semana a litemia ou já devo procurar um psiquiatra com base nesse resultado? Muita última litemia foi em setembro e tive poucas oscilações de humor.
Dr. Marcelo Rosembergas Vilas Boas
Dr. Marcelo Rosembergas Vilas Boas
Psiquiatra
Porto Alegre
O exame de litemia isolada não tem maior significado. É importante avaliares com teu médico as tuas condições clínicas e a indicação do uso do lítio. Em casos de transtorno de humor bipolar (indicação mais frequente do uso de lítio) seria ideal manter litemia mais alta.

Bom dia. A sua litemia veio abaixo do nivel esperado para considerarmos que o tratamento é eficaz (ou seja, tratar as oscilações de humor E prevenir novas crises). Nesse caso você está tomando a medicação mas nao está tendo todos os beneficios dela. Sugiro que marque um psiquiatra para ajuste da medicação.
A litemia deve ser feita sempre após no minimo 5 dias de tratamento completo com o lítio, ok?
Abraço

 Maricélia Calegari
Maricélia Calegari
Psicanalista, Psicólogo
Londrina
A questão sobre o uso do lítio e resultados de seus exames devem ser acompanhados com o médico que indicou o uso do lítio, porém seria interessante você pensar na possibilidade de um acompanhamento com um psicólogo/psicanalista para poder falar do que você relata sobre as suas alterações de humor. Pense com carinho a respeito. Você é mais que um diagnóstico.

Dra. Camila Rosa
Dra. Camila Rosa
Generalista
Niterói
O ideal é procurar um médico para possível ajuste da dosagem de lítio, ainda que você esteja bem!

Sugiro conversar com seu médico sobre quando refazer p exame , mas acho que seria interessante uma ajuda em terapia veja qual vc acha que ira se identificar. ( psicanalise , comportamental, guestalt, humanista, reich...)
Fundamental uma escuta acolhedora que possa lhe ajudar a compreender o seu sofrimento)

Olá, tudo bem? A falta de lítio no organismo não é em sí um indicador de que você não está bem ou que tenha alguma doença. Porém, caso você faça utilização de lítio, você deve procurar seu psiquiatra, mostrar seus exames e comentar com ele a respeito de como está se sentindo. A partir disso, ele poderá fazer uma avaliação adequada e recomendar o mais indicado no seu caso.
Além da utilização do lítio, a psicoterapia poderá auxiliar você em diversos aspectos, como nas oscilações de humor.
Fico a disposição! Abraço!

Especialistas em Alterações do humor

Aline Ribeiro

Aline Ribeiro

Psicólogo

Jundiaí

Valéria Silva

Valéria Silva

Psicólogo, Psicopedagogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Alterações do humor

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.