Fiz nefrectomia parcial laparoscópica retirei um tumor de 5,8cm maligno mas não consigo parar de fum

2 respostas
Fiz nefrectomia parcial laparoscópica retirei um tumor de 5,8cm maligno mas não consigo parar de fumar fumo uma média de 5 cigarros por dia vou parar logo qual o risco de recidiva e insuficiência renal sinto algumas fisgadas isso é normal?
Dra. Giulia Borges
Nefrologista
São Paulo
Bom dia!

O tabagismo é uma condição associada à inúmeros problemas de saúde: dentre eles as neoplasias e doença renal crônica. Incluindo aí a recidiva de tumores do trato urinário.

É importante que se faça um acompanhamento multiprofissional (psicoterapia/psiquiatria/clínica médica) para cessar o tabagismo. O suporte psicoterapêutico, mudança comportamentais e uso de medicações são indispensáveis para o sucesso na interrupção do tabagismo.

Além do tabagismo, a perda de massa renal devido a cirúrgica oncológica também é mais um fator de risco para doença renal crônica.

Importante seguimento regular para avaliação da função renal e controle de condições potencialmente danosas aos rins: tabagismo, obesidade, sedentarismo, abuso de antiinflamatórios, diabetes mellitus, hipertensão arterial e cardiopatias, por exemplo.

O rim causa dor nas seguintes situações: calculose renal/ureteral, nódulos/tumores, cisto renais grandes (geralmente doença renal policística) e infecções urinárias. Outros sintomas como sangramento da urina, dor para urinar devem ser sinais de alerta. Um exame de imagem é necessário para avaliar essas condições.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde!! Seu risco de recidiva existe, mas é menor se a cirurgia retirou todo o tumor e se você conseguir parar de fumar. O risco de insuficiência renal pode ser controlado com acompanhamento nefrológico e hábitos saudáveis. As fisgadas podem ser normais, mas devem ser diferenciadas de sinais de complicação. O mais importante agora é seguir em acompanhamento regular com o urologista/oncologista e nefrologista, parar de fumar o quanto antes e manter hábitos de proteção renal.

Especialistas

Hiury Silva Andrade

Hiury Silva Andrade

Urologista

São Paulo

Raphael Barroso Kato

Raphael Barroso Kato

Urologista

São Paulo

Amanda Jordão

Amanda Jordão

Urologista

São Luís

Agendar uma visita
Robison José Manfredi

Robison José Manfredi

Urologista, Cirurgião geral

Votuporanga

Agendar uma visita
Luanna Emanuelle Leite Lima

Luanna Emanuelle Leite Lima

Nefrologista

Vitória da Conquista

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 388 perguntas sobre Nefrectomia parcial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.