Fiz o teste de cortisol antes das 8h da manhã em jejum, e não tomei nenhum remédio como dexametasona

2 respostas
Fiz o teste de cortisol antes das 8h da manhã em jejum, e não tomei nenhum remédio como dexametasona, etc. resultado 1,68. Considero como preocupante? Obs. Estou gestante.
Sem dúvidas precisa de reavaliação. Primeiro de tudo é entender pq esse exame foi pedido. Se há suspeita de insuficiência adrenal e você não tomou nada com corticoide, pode significar deficiência de cortisol. Mas a primeira coisa é entender a hipótese e repetir o exame com teste de estímulo.
Não deixe de procurar um endocrinologista.

A avaliação dos níveis de cortisol, especialmente durante a gravidez, é um aspecto importante do monitoramento da saúde tanto da mãe quanto do bebê. O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais, desempenhando um papel crucial na resposta do corpo ao estresse, no metabolismo da glicose, na regulação da pressão sanguínea e no suporte do desenvolvimento fetal. Durante a gravidez, é natural que os níveis de cortisol aumentem.

O valor de 1,68 que você mencionou precisa ser interpretado no contexto de unidades específicas (como µg/dL ou nmol/L) e comparado aos valores de referência que podem variar dependendo do laboratório que realizou o teste. Geralmente, os valores de referência são ajustados para levar em conta o estado de gravidez, pois os níveis normais de cortisol podem ser significativamente mais altos em gestantes.

É importante destacar que a interpretação dos níveis de cortisol deve ser feita por um profissional de saúde, considerando não apenas o resultado do teste, mas também outros fatores, como a idade gestacional, a presença de sintomas específicos, e o histórico médico geral. Se os níveis estiverem fora do intervalo considerado normal para o seu estágio de gravidez, isso não significa automaticamente que há motivo para alarme, mas é um indicativo de que uma avaliação mais aprofundada pode ser necessária.

Na prática da medicina integrativa, a abordagem ao manejo dos níveis de cortisol durante a gravidez incluiria não apenas a avaliação médica, mas também considerações sobre o estilo de vida, a nutrição e o manejo do estresse, visando apoiar o equilíbrio hormonal ideal. Estratégias como uma alimentação balanceada, exercícios leves a moderados aprovados pelo seu médico, e técnicas de relaxamento podem ser benéficas para manter os níveis de cortisol em um intervalo saudável.

Se você está preocupada com o resultado do seu teste de cortisol, o próximo passo deve ser discutir esses resultados com o médico que acompanha sua gravidez. Ele poderá oferecer orientações específicas baseadas no contexto completo da sua saúde e da sua gravidez, e, se necessário, recomendar acompanhamento ou intervenções adicionais.

Lembre-se, o acompanhamento regular com seu médico durante a gravidez é fundamental para garantir a saúde tanto sua quanto do seu bebê, permitindo a detecção e o manejo tempestivos de quaisquer questões que possam surgir.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.