fiz o tratamento com ECT,so que com menos de um ano voltou,isso e normal,tenho que fazer manutencao

2 respostas
fiz o tratamento com ECT,so que com menos de um ano voltou,isso e normal,tenho que fazer manutencao
Apesar de você não dizer o que exatamente voltou, pode-se dizer, para os principais quadros tratados por ECT, que há necessidade de manutenção. A manutenção geralmente é feita com medicações, pois não há estudos suficientes para que se siga um protocolo aprovado de manutenção com ECT. Quando é feita a manutenção com medicação, frequentemente esta é suficiente e, ao longo do tempo, procede-se como se faz de modo geral no tratamento medicamentoso: acompanhamento psiquiátrico regular e revisão de doses e tipo de medicação, quando necessário. Pode haver, entretanto, situações em que se recomende nova série de sessões de ECT, após a qual se continua o tratamento com remédios. É uma minoria de casos que, respondendo bem apenas à ECT, são acompanhados através de manutenção com aplicações regulares de ECT.

A duração do efeito terapêutico do ECT é muito variável para cada paciente e depende do número de sessões aplicadas. O mais comum é que o efeito perdure por cerca de 6 meses, podendo ser necessárias reaplicações periódicas para manutenção, dependendo das particularidades de cada caso.