Eletroconvulsoterapia (ect) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - eletroconvulsoterapia (ect)

Perguntas sobre Eletroconvulsoterapia (ect)

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Eletroconvulsoterapia (ect)

Antidepressivos não costumam, em geral, "perder efeito". Assim, pode ser que (se o diagnóstico estiver correto), a dose não seja suficiente, haja necessidade de drogas mais potentes…

Conheço o serviço de ECT da Pax Clínica Psiquiátrica, indico o local pela experiência!

Apesar de você não dizer o que exatamente voltou, pode-se dizer, para os principais quadros tratados por ECT, que há necessidade de manutenção. A manutenção geralmente é feita com medicações,…

Especialistas falam sobre Eletroconvulsoterapia (ECT)

A Eletroconvulsoterapia, ou ECT, é uma das mais tradicionais terapias de neuroestimulação e continua sendo muito utilizada em todo o mundo. É considerada, pela grande maioria dos psiquiatras, a terapia biológica de maior resolutividade na saúde mental, em especial para as depressões graves e psicoses refratárias às medicações.

Luiz Fernando Pedroso

Psiquiatra

Salvador


Trata-se da estimulação do cérebro por uma corrente elétrica mínima que induz uma crise convulsiva generalizada e controlada, com duração de segundos, que ocorre com o paciente já dormindo sob anestesia geral endovenosa e relaxamento muscular (deitado sobre uma cama); o procedimento todo é realizado em centro cirúrgico. É esta crise convulsiva controlada que provoca os efeitos positivos do tratamento. É um tratamento seguro, eficaz e atualmente utilizado na América do Norte e Europa para: depressão, bipolar, esquizofrenia, dentre outras indicações, em pessoas que não respondem a outros tratamentos. Em Sergipe realizamos a Eletroconvulsoterapia (ECT) desde 2012.

Glaise Franco

Psiquiatra

Aracaju


A ECT é um procedimento médico que consiste na indução de uma crise convulsiva controlada, através de um estímulo elétrico de baixa intensidade. É um dos tratamentos mais antigos da psiquiatria, que, ao longo dos anos, vem se modernizando. Hoje é feita de forma mais confortável e segura, com anestesia e relaxamento muscular. A principal indicação da ECT é na depressão grave ou resistente, com alta taxa de resposta e melhora após poucas sessões. O efeito colateral mais comum é o déficit leve e passageiro, da memória recente. Apesar de sua normatização pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), há cerca de 15 anos, a ECT ainda é permeada pelo estigma, fruto de desconhecimento e preconceitos.

Dennison Carreiro Monteiro

Psiquiatra

Recife


A Eletroconvulsoterapia (ECT) é uma técnica de estimulação cerebral que se baseia na indução controlada e assistida de uma convulsão, por meio de uma estimulação elétrica. Ela é indicada para o tratamento da Depressão Maior, transtorno bipolar, esquizofrenia e outras patologias psiquiátricas e ou médicas. Apesar do grande preconceito, a ECT é extremamente segura, e com os avanços atuais, diminuiu de forma expressiva as queixas de alterações cognitivas.

Renato Ferreira Araujo

Psiquiatra

Belo Horizonte

Quais profissionais realizam Eletroconvulsoterapia (ect)?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.