Fiz testes rápidos de hiv no posto de saúde, com 20, 31, 58 e 65 dias após ter recebido sexo oral. T

5 respostas
Fiz testes rápidos de hiv no posto de saúde, com 20, 31, 58 e 65 dias após ter recebido sexo oral. Tive dores de garganta
e fraqueza, mas não tive outras exposições, posso encerar o caso e ficar tranquilo?
Dr. Hugo de Andrade Junqueira
Generalista, Médico de família
Rio de Janeiro
Olá, você pode ficar tranquilo. Pois recomenda-se que, nos casos de testes com resultados não reagentes em que permaneça a suspeita de infecção pelo HIV, a testagem seja repetida após 30 dias com a coleta de uma nova amostra, assim com relação a sua pergunta e ao que foi exporto, você já passou do período da janela imunologia e pode ficar despreocupado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Yasmine Vacite
Médico clínico geral
Porto Alegre
Pode ficar tranquilo caso tenha feito o Elisa de 4a geração.
Sim.
Pode encerrar o caso e ficar tranquilo. O vírus do HIV não está presente na saliva humana - só as células que se defendem dele -, ou seja, HIV não passa pela saliva. Seguindo sua linha de raciocínio, a única forma de você ser infectado(a) é trocando sangue com a pessoa, leite materno, secreção vaginal ou sêmem. Pra que o vírus entre na sua corrente sanguínea se te infecte você precisaria estar com uma lesão aberta (uma mordida na sua bochecha por dentro, caso você esteja fazendo o sexo oral) e essa lesão ser exposta a um desses líquidos diretamente. Outros líquidos como suor, saliva, coriza (espirros) são capazes de passar HIV pra outra pessoa.

Inclusive, se a pessoa em questão tem o vírus do HIV mas trata ele direitinho, ele não fica ˜passeando˜ pelo corpo mais.. Quando uma pessoa soropositiva usa as medicações a carga viral fica baixa e isso impede não só que ela desenvolva a Síndrome (AIDS), impede também que ela infecte outras pessoas (mesmo que estejam tentando ter filhos). Por isso que, hoje em dia, é possível ser soropositivo e gerar bebês que não tem a presença do HIV no sangue.
Qualquer exame deve ser avaliado em consulta médica junto ao paciente, com contexto clínico e exame físico. Existem outras IST's, além de HIV, que devem ser avaliadas em caso de relações desprotegidas. Lembre-se que existe a PEP e PREP também. O ideal é um diálogo com seu médico de confiança para determinar o melhor acompanhamento para que tenha relações seguras. Pode conversar com um Infectologista ou Urologista, por exemplo

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.