FIZ TIREOIDECTOMIA, FAZ 2 ANOS E MEIO, POR TIREIODITE DE HASHIMOTO ,ONTEM FIZ EXAMES DE ROTINA E E

3 respostas
FIZ TIREOIDECTOMIA,
FAZ 2 ANOS E MEIO, POR TIREIODITE DE HASHIMOTO ,ONTEM FIZ EXAMES DE ROTINA E ESSES EXAMES DEU ALTERADO, PQ ISSO ACONTECE SENAO TENHO MAIS A TIREIODE?
Dr. Miguel de Lima
Cirurgião de cabeça e pescoço
Fortaleza
Provavelmente, o exame que deu alterado foi o TSH, que não é um hormônio da tireoide. É um hormônio da hipófise (outra glândula, localizada na base do encéfalo), e funciona como uma medida da necessidade de hormônio tireoidiano do nosso organismo. Como você não tem mais tireoide, seus hormônios estão sendo tomados como comprimidos, todas as manhãs, em jejum. Esse exame pode estar acima do normal quando a dose do hormônio está baixa e pode estar abaixo do normal quando a dose está elevada. Essas variações podem ocorrer se você não respeitar o período de jejum após a tomada da medicação, se esquecer de tomar muitas vezes, se tomar mais do que o necessário etc. O seu médico assistente precisa avaliar o caso para ver se há necessidade de repetir o exame ou alterar as doses do hormônio tomado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Elaine Stabenow
Cirurgião de cabeça e pescoço
Campinas
Bom dia. A glandula tireoide é responsável pela produção do chamado hormonio tireoideo. Quando fazemos a retirada total da tireoide precisamos substituir essa produção natural do hormonio pela injesta do comprimido que contem esse hormonio produzido de forma sintética. A dose de hormonio no comprimido varia de pessoa para pessoa, na dependencia do ritmo de vida, do peso, dentre outros fatores. Por exemplo, se voce tinha exames de rotina normais até então e, por exemplo, perdeu peso, os exames ficarão alterados, mostrando que é necessário baixar a dose do hormonio no comprimido; ou se por uma viagem deixou de tomar regularmente a reposição, os exames ficarão alterados, revelando a falta da reposição do hormonio. Por isso é muito importante fazer acompanhamento com seu medico de confiança. Att.
Dra. Nathalia Liberatoscioli Menezes de Andrade
Endocrinologista, Endocrinologista pediátrico
Jundiaí
Se você retirou a tireoide inteira (tireoidectomia total), é necessário repor o hormônio da tireoide de forma contínua. Através dos exames de sangue, é titulada a dose da medicação a ser usada, que pode variar. É necessário um acompanhamento com endocrinologista para melhor orientação.

Especialistas

Tatiana Camargo Pereira

Tatiana Camargo Pereira

Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral

Votorantim

Heleine Laudelina de Almeida

Heleine Laudelina de Almeida

Endocrinologista, Especialista em medicina estética

Rio de Janeiro

Rafael Kitayama Shiraiwa

Rafael Kitayama Shiraiwa

Endocrinologista

São Paulo

Giulianna Pansera

Giulianna Pansera

Médico clínico geral

São Paulo

Alana Rocha Puppim

Alana Rocha Puppim

Endocrinologista, Médico de emergência, Médico clínico geral

Vila Velha

Dimona Macêdo

Dimona Macêdo

Endocrinologista

Barreiras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 859 perguntas sobre Doenças da glândula tireoide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.