Fiz ultrassom e tenho uma pedra de 7 cm na vesícula, mas nunca tive cólicas ou sintomas. A cirurgia
4
respostas
Fiz ultrassom e tenho uma pedra de 7 cm na vesícula, mas nunca tive cólicas ou sintomas. A cirurgia é recomendada?
Sim, a cirurgia é recomendada. Um cálculo/pedra deste tamanho pode causar importantes agravos à vesícula biliar. Muitas vezes o processo inflamatório é subclínico, com poucos sintomas, podendo confundir-se com uma má digestão, por exemplo. O cálculo pode impactar no ducto de saída da bile e desenvolver um processo agudo que pode evoluir até com perfuração envolvendo o intestino ou estômago, além de um aumento na incidência de câncer de vesícula.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A cirurgia esta indicada pôs trata-se de um cálculo grande que pode levar a obstrução da saída de bile da vesícula com inflamação da mesma além de haver associação entre cálculos de vesícula e câncer da mesma
Sete centímetros é um cálculo "macho", não é qualquer pedra não. Falo isso porque o tamanho normal da vesícula é 10 centímetros quando o paciente está em em jejum. Assim, praticamente esse cálculo que o Sr./Sra tem toma conta da vesícula toda. Todo o cálculo maior do que 2,5 cm tem de operar, ainda que o sr/sra. não sinta nada, não tem jeito. Isso porque existe uma complicação que se chama síndrome de Mirizzi onde a pedra na vesícula sai da vesícula e vai pro intestino e pode trancar lá na transição do intestino delgado para o grosso. Se isso ocorrer entope tudo, causa vômitos fétidos de material que já era fezes, fora que o paciente tem de ir pra UTI e tem risco de vida. Então é desnecessário ter de passar por tudo isso. Pior de todo esse quadro é que o cirurgião num primeiro momento nem tira sua vesícula na síndrome de Mirizzi de tão inflamada que fica. Nós só retiramos a obstrução intestinal. Ideal é que se retire a pedra sem inflamação que tem menos risco (cirurgia laparoscópica).
sim, calculos na vesícula é indicação absoluta de cirurgia
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa tarde , fiz uma cirurgia de visícula aberta já faz 53 dias posso voltar ao trabalho de servente de pedreiro usando cinta elástica abdominal ?
- descobri gordura na vesícula não tenho sintomas e vou fazer lipo abdominoplastia isso pode cancelar minha cirurgia ?
- Fiz a cirurgia da retirada da vesícula biliar há 3 anos , porém agora estou sentindo dor parecida com a que tinha antes da retirada da vesícula , oque pode ser isso ?
- Tenho pedra na vesícula posso comer bolacha creme crack
- Descobri a uma semana que tenho múltiplos cauculos na visícula sinto fortes dores nas costas,o médico me informou que só vai me operar aproximadamente em junho de 2026 0 que fazer, não estou conseguindo trabalhar por causa da dor nas costas e no estômago
- Meu exame constou que estou com pedra na vesícula mas não tenho sintomas, é normal?
- Existe a possibilidade de realização da cirurgia para a retirada apenas da pedra na vesícula, caso o paciente faça essa opção e o tamanho do cálculo viabilize a manutenção da vesícula biliar? Sei que existe uma recomendação para o procedimento padrão (de retirada da vesícula completa). No entanto, gostaria…
- Tenho uma pedra na vesícula Medindo 1,3 cm É preciso fazer cirurgia?
- Olá ! ! ! Fui detectado com pedra na vesícula, após uma crise de dor, através de ultrassom, colecistite aguda. Fiquei internado, tomando ciprofloxacina e metronidazol. Fiquei bom, sem dores, agora vou providenciar marcar a cirurgia. Pergunto se posso usar a bolacha água e sal integral com gergelim…
- Minha mãe tem litíase biliar há muitos anos e começou a usar o Wegovy para perder peso, é muito arriscado ela usar este medicamento sendo portadora da disfunção orgânica supracitada ou é seguro?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1624 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.