Fiz um ecocardiograma e deu ectasia da raiz aórtica 4,0. Tenho 75 anos e estou acima do peso. Na min

3 respostas
Fiz um ecocardiograma e deu ectasia da raiz aórtica 4,0. Tenho 75 anos e estou acima do peso. Na minha família muitos faleceram de aneurisma. Há tratamento?
Bom dia. Este dado citado do ecocardiograma não apresenta nenhuma gravidade e não necessita tratamento específico. É até comum a aorta se alargar levemente com a idade e o desgaste natural do organismo. Para uma melhor avaliação seriam necessários os outros dados do exame. Sugiro agendar consulta com cardiologista para melhor avaliação do caso. A consulta é necessária para colher uma história clínica, conhecer sua saúde geral, te examinar, dar as informações corretas e realizar a prescrição específica para o seu caso. Atenciosamente,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Grace Carvajal Mulatti
Cirurgião vascular, Angiologista
São Paulo
Olá! A ectasia de Aorta, ou de qualquer artéria do organismo, significa que existe um aumento do diâmetro, sem contanto ser um aneurisma. A Aorta é um vaso muito grande e seu diâmetro pode variar de acordo com o trecho anatômico ao qual estamos nos referindo. Uma avaliação completa pode te tranquilizar sobre a necessidade e periodicidade de acompanhamento!
O ecocardiograma mostrou uma ectasia da raiz aórtica de 4,0 cm, que significa um leve aumento do diâmetro da aorta na sua base. Esse valor ainda está dentro do que consideramos ‘ectasia’ e não chega a ser um aneurisma verdadeiro (geralmente considerado a partir de 4,5 a 5 cm).

Com o histórico familiar de aneurismas, é muito importante fazer um acompanhamento regular, pois algumas pessoas têm maior tendência a dilatações. O tratamento em si vai depender de como a ectasia evolui:

Para agora, é essencial controlar bem a pressão arterial e manter um estilo de vida saudável (como perder peso, controlar o colesterol e parar de fumar, se for o caso).

Vale a pena discutir o caso com seu médico para acompanhamento adequado.

Especialistas

Vladimir Tonello de Vasconcelos

Vladimir Tonello de Vasconcelos

Cirurgião vascular

São Paulo

Fabio Moron

Fabio Moron

Cirurgião vascular, Angiologista

Bauru

Carlos André Daher

Carlos André Daher

Angiologista, Cirurgião vascular

Vitória

Marcus Vinicius Borges

Marcus Vinicius Borges

Angiologista, Cirurgião vascular

Salvador

Pablo da Silva Mendes

Pablo da Silva Mendes

Cirurgião vascular

Vitória

Pedro Henrique Miguel Nunes

Pedro Henrique Miguel Nunes

Angiologista, Cirurgião vascular

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 83 perguntas sobre Aneurisma da Aorta Torácica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.