Fiz um exame de rx o qual deu diagnóstico de esclerose subcondral e artropatia degenerativa, bilateral

3 respostas
Fiz um exame de rx o qual deu diagnóstico de esclerose subcondral e artropatia degenerativa, bilateral nos pés e punhos,qual conduta mais adequada para tratamento? Tem cura?
Dra. Ana Claudia Chu
Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
Os achados descritos são compatíveis com artrose que é o desgaste da articulação. Pode ser doloroso ou não e pode vir com a idade ou em consequência de alguma lesão antiga. É imprescindível o exame físico com especialista (no caso cirurgião de pé e o cirurgião de mão) para o adequado diagnóstico e tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Izaias Pereira da Costa
Reumatologista
Campo Grande
A descrição radiológica é compatível com osteoartrite (artrose), que pode ser primária ( doença degenerativa das cartilagens e osso subcondral) ou secundária ( consequente à traumas, inflamações ou infecções).
Há necessidade de avaliação por um Reumatologista ou Ortopedista, para se ter um diagnóstico preciso e escolha do tratamento adequado.
Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira
Ortopedista - traumatologista
Bauru
O lauda da radiografia que você menciona não é suficiente para que seja possível entender sua queixa nos pés. Qual é o sintoma que o incomoda? Dores? Rigidez? Dificuldade para permanecer em pé por período prolongado? Dificuldade para caminhar longa distância? Dificuldade para caminhar curta distância? Dificuldade para correr? Dificuldade para subir ou descer escadas? Laudos de exame de imagem não diagnosticam o problema que afeta o paciente. Ainda é necessário a interação médico-paciente que deve ocorrer na consulta onde são feitas perguntas sobre o que aflige o paciente (anamnese) seguida pelo exame físico do paciente realizado presencialmente pelo médico. A partir daí pode ser elaborada uma hipótese sobre o real diagnóstico da doença (problema) que está afligindo o paciente. Somente após elaborar a hipótese diagnóstica é que o médico, com critério, pode solicitar exames complementares para confirmar o sua hipótese ou, mais precisamente ainda, estadiar a gravidade da lesão cujo diagnóstico clínico já estava feito antes mesmo de solicitar o exame complementar.

Especialistas

José Henrique Valejo e Prado

José Henrique Valejo e Prado

Ortopedista - traumatologista, Médico do trabalho

São Paulo

Henrique de Lazari Schaffhausser

Henrique de Lazari Schaffhausser

Ortopedista - traumatologista

São Caetano do Sul

Bernardo Cunha

Bernardo Cunha

Reumatologista

Brasília

Cassio  Rebecchi

Cassio Rebecchi

Ortopedista - traumatologista

Mogi Guaçu

Eduardo  Calvoso

Eduardo Calvoso

Reumatologista

Campo Grande

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Artropatias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.