Fiz um preventivo e o diagnóstico descritivo Presença de alterações inflamatórias e reparativas em

1 respostas
Fiz um preventivo e o diagnóstico descritivo
Presença de alterações inflamatórias e reparativas em :
Células surperficiais , intermediárias e endocervicais.
Leucócitos numerosos polimorfonucleados.
Histiócitos numerosos.
Olá!

O preventivo, também conhecido como Papanicolau, é uma ferramenta de rastreio usada para detectar alterações pré-cancerosas ou cancerosas no colo do útero. Aqui está uma interpretação simplificada dos resultados que você mencionou:

Alterações inflamatórias e reparativas em células superficiais, intermediárias e endocervicais: Isso significa que há evidências de inflamação e reparo nessas células. Estas alterações podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo infecções (como vaginose bacteriana, candidíase, tricomoníase ou HPV), traumas locais, entre outros.

Leucócitos numerosos polimorfonucleados: Isso se refere a um aumento no número de um tipo específico de célula branca do sangue (leucócitos) que costuma estar presente em áreas de inflamação.

Histiócitos numerosos: Os histiócitos são células que fazem parte do sistema imunológico e estão envolvidas na resposta a infecções e na remoção de células mortas ou danificadas.

Estes resultados indicam que há algum tipo de processo inflamatório acontecendo no seu colo do útero. O que é mais relevante em um exame de Papanicolau são os resultados relacionados a células atípicas, displasias ou câncer. A presença de inflamação não necessariamente indica uma condição pré-cancerosa ou cancerosa.

É importante discutir seus resultados com seu ginecologista. Ele poderá interpretá-los no contexto de seu histórico médico, sintomas atuais e outros fatores relevantes para oferecer as melhores recomendações para os próximos passos ou tratamentos, se necessários.