Fiz um tratamento de 7 dias com Nimesulida a 2 meses atrás. Hoje posso voltar a tomar parte outra si

6 respostas
Fiz um tratamento de 7 dias com Nimesulida a 2 meses atrás. Hoje posso voltar a tomar parte outra situação? Ou ainda oferece risco renal por conta de ter tomado há 2 meses?
Dra. Iasmim de Souza  Oliveira Kniphoff
Generalista, Médico clínico geral
Palhoça
Pode tomar, mas evite automedicação, procure atendimento médico.

Caso tenha outras duvidas podemos conversar por Telemedicina, em consulta conseguimos analisar seu histórico, indicar se há necessidade de exames e orientar o melhor caminho para sua saúde com segurança, tranquilidade, de forma rápida e sem precisar sair de casa.

Ficarei feliz em te orientar!

Dra. Iasmim Kniphoff
CRM PR 60722

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
Se você usou a Nimesulida por 7 dias há dois meses e não teve efeitos colaterais ou problemas renais diagnosticados nesse período, em geral, não há contraindicação para usá-la novamente em uma nova situação, desde que seja por curto prazo. No entanto, como esse medicamento pode afetar os rins e o fígado em alguns casos, é importante não fazer uso contínuo sem orientação médica. Para garantir segurança, agende uma consulta com a Dra. Jéssica, que poderá avaliar seu histórico e indicar o melhor tratamento.
Dr. Guilherme Condé
Médico clínico geral, Generalista
Barueri
Olá, espero que esteja tudo bem por aí.
Se você fez um tratamento com nimesulida há 2 meses e não apresentou problemas nos rins, geralmente é seguro usar novamente em outra situação, respeitando a dose e duração recomendadas. O risco renal está mais associado ao uso contínuo ou em doses altas, e não a tratamentos curtos realizados meses atrás.

Se necessário, estou com agenda aberta para teleconsulta aqui no Doctoralia para avaliar o seu caso mais de perto.

Atenciosamente.
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Pode tomar novamente, se realmente houver indicação médica. O uso de nimesulida por 7 dias há 2 meses não mantém risco renal prolongado. O cuidado deve ser evitar uso contínuo ou em altas doses, já que todo anti-inflamatório pode afetar rim, fígado e estômago.
Dra. Gabriela Gouveia
Médico clínico geral, Generalista, Dermatologista
Sorocaba
Olá, espero que esteja bem.
O uso da nimesulida deve sempre ser feito com cautela, mas o fato de você ter tomado um tratamento de 7 dias há 2 meses não mantém risco acumulado agora. Se sua função dos rins e do fígado é normal, não há problema em usar novamente, desde que seja realmente necessário e pelo menor tempo possível.

O que é importante:
1) A nimesulida não deve ser usada de forma contínua ou repetida por longos períodos, pois pode causar lesão no fígado e no rim.

2) É recomendada apenas por poucos dias (tratamento de curta duração).

3) Se você tiver histórico de doença nos rins, fígado ou estômago, deve evitar o uso e conversar com seu médico antes.

4) Sempre tome após as refeições para proteger o estômago.
Dr. Igor Oliveira Guimarães
Médico clínico geral, Generalista
Porto Alegre
Olá!
Se você usou nimesulida por 7 dias há 2 meses, esse tratamento já não oferece risco residual para os rins no momento. O medicamento só representa risco enquanto está em uso ou em casos de uso prolongado/abuso. Porém, todo anti-inflamatório pode causar efeitos adversos (como gastrite, alteração renal ou hepática), especialmente em pessoas com doenças prévias. Se houver nova indicação, o ideal é usar pelo menor tempo possível e sempre com orientação médica.

Atenciosamente,
Igor Oliveira Guimarães
Médico
CRM-RS 50659

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 592 perguntas sobre Nimesulida
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.