Fiz um tratamento para ansiedade há 4 anos, o médico me receito escitalopram 10mg e depois de eu apr

3 respostas
Fiz um tratamento para ansiedade há 4 anos, o médico me receito escitalopram 10mg e depois de eu apresentar sintomas de depressão e pensamento intrusivos de luta, ele me receitou junto litio. Após um período ele aumento a dose do litio para 2 comprimidos e diminium o escitalopram para 0,5mg. Porém fiquei uma pessoa desanimada e sem sentimentos, ou força de vontade. Pedi o desmame e por fim parei com todos os medicamentos.

3 anos depois tive algumas pequenas crises de ansiedade, controláveis mas pedi ajuda. Novamente um novo Dr. me receitou escitalopram, mas ele não entendeu o motivo do uso do litio. E pediu para eu tomar 10mg, novamente os efeitos foram péssimos e reduzi para 0,5mg e os efeitos me mantendo estável, porém de vez em quanto sinto que o remédio me causa sintomas de depressão. Continuo com o remédio 0.5mg tem 2 meses, os sintomas de ansiedade diminuíram, porém ainda sinto um pouco dos colaterais. Qual tratamento correto para mim? Ou posso parar completamente o remédio?

Um abraço Dr(a)s
Você parece ser muito sensível ao escitalopram: até doses baixíssimas (0,5 mg) melhoram a ansiedade, mas causam apatia, desânimo e sensação de depressão induzida pelo remédio. Isso indica hipersensibilidade a ISRS, não que você tenha depressão grave ou bipolaridade.
O lítio que você tomou no passado provavelmente foi usado como potencializador e não porque você tinha transtorno bipolar. Pelas suas reações, é possível que o escitalopram não seja o melhor medicamento para você, mesmo em microdose. Você pode conversar com o médico sobre suspender o remédio com acompanhamento e considerar outros tratamentos para ansiedade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Julio Ferreira Vasconcelos
Psiquiatra, Médico de família
Juiz de Fora
Boa noite. Obrigado por explicar sua história com tanto detalhe, isso ajuda muito.

O que você descreve é bem comum: algumas pessoas têm mais sensibilidade ao escitalopram, mesmo em doses baixas, e podem sentir apatia, falta de motivação e “embotamento emocional”. Isso não significa que o tratamento está errado, mas sim que esse antidepressivo talvez não seja o ideal para você.

Alguns pontos importantes:
O uso do lítio no passado pode ter sido por suspeita de oscilação de humor ou para proteger de piora da depressão, mesmo que isso não tenha sido explicado.
O fato de você melhorar da ansiedade, mas sentir efeitos depressivos, indica que a medicação não está totalmente ajustada ao seu perfil.
Ficar tomando 0,5 mg por meses, com sintomas persistindo, mostra que vale reavaliar a estratégia.

O tratamento correto depende da avaliação completa, mas geralmente consideramos:

Trocar o antidepressivo por um que cause menos apatia (ex.: sertralina, bupropiona, duloxetina, isso depende do seu quadro).

Tratar ansiedade com doses adequadas, sem te deixar “sem sentimentos”.

Avaliar se existe alguma oscilação de humor sutil, que poderia explicar o uso do lítio no passado.

Ver se é seguro tirar completamente o escitalopram, o que só decidimos depois de entender a frequência das crises.

Não é recomendável parar sozinha, mas também não é ideal ficar com uma dose que te faz mal.

Se puder, marque uma consulta para avaliarmos seu histórico com calma e definirmos um plano que trate a ansiedade sem te tirar motivação ou bem-estar. Estou à disposição para te ajudar.
voce precisa passar em uma consulta e ter acompanhamento medico para elaboracao diagnostica e prescrição do tratamento correto.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.