Fiz uma biópsia da próstata em 14/11/17 Em 13 fragmentos e em 5 fragmentos deu cancer de próstata

6 respostas
Fiz uma biópsia da próstata em 14/11/17 Em 13 fragmentos e em 5 fragmentos deu cancer de próstata grau 6 (3+3)em 5% das amostras dos fragmentos.Por quanto tempo posso esperar pra fazer a retirada da próstata?O cancer pode regredir?Qual a melhor cirurgia:robótica, laparoscopica ou aberta?
Você pode e deve fazer o tratamento cirurgico brevemente, não é necessario aguardar. Atualmente a cirurgia robótica é a tecnica de escolha diminuindo os riscos de complicaçoes associadas à cirurgia.
Agende uma avaliação urologica para dar seguimento. Atenciosamente,

Olá. Há diversos fatores que devem ser avaliados no seu caso. Provavelmente deve ser uma lesão bem localizada e de baixo potencial de agressividade, mas há diversos outros fatores que devem ser avaliados para se chegar a esta conclusão como PSA, sintomas, alguns exames de imagem, etc. Sugiro realmente que procure seu medico urologista ou oncologista para uma avalição quanto as melhores alternativas de tratamento e para se checar também o melhor momento do tratamento cirúrgico, caso esta seja a opção de tratamento. Não deixe de procurar seu medico! Melhoras!
Em primeiro lugar , como uro-oncologista e cirurgião Robótico me sinto à vontade para te dizer o seguinte : Tenha calma. Você não precisa ser operado "brevemente". De fato, a existência de 5 fragmentos positivos te enquadram como um candidato para tratamento curativo. Contudo, para indicar a melhor forma de tratamento é preciso te conhecer um pouco mehor. Saber sua idade, se existem comorbidades e etc. De qualquer forma, a cirurgia costuma ser o padrão ouro para curar o câncer de próstata , e a cirurgia Robótica é sim a melhor opção à luz do conhecimento atual, proporcionando uma recuperação muito rápida e baixas taxas de complicação . Sugiro procurar um urologista referenciado e buscar programar o seu tratamento com tranquilidade . Boa sorte .
O prazo ideal no caso de Cirurgia é após 60 dias da biópsia. Após esse prazo , o mais breve possível! A Cirurgia Robótica é inquestionável nos seus benefícios! Alia todos os benefícios da aberta e da Laparoscopica, sendo feita em menos tempo , com menor sangramento, maior precisão , alta em geral 24h após a cirurgia, excelentes resultados de potência sexual e continência urinária! Mas tudo isso só podemos falar em tese! No caso concreto, é necessária avaliação presencial. Att Ricardo Ferro Uro Oncologia e Cirurgião de Robótica em Brasília DF
a cirurgia com laser verde o green ligth é uma cirurgia aonde se realiza uma vaporização da prostata , utilizando-se a energia do laser verde e é indicada para o tratamento de hiperplasia benigna, isso é, para o crescimento benigno e obstrutivo da prostata.
A cirurgia Robótica, a prostatectomia Robótica, é uma cirurgia para remoção completa da próstata e é indicada em casos já diagnosticados previamente por biopsia, de Câncer de próstata.Trata-se de um metodo bastante preciso e que confere uma mais precoce recuperação funcional, na esfera erétil e de continência urinária
Olá, sua dúvida é muito importante e ajudará outras pessoas que precisam tomar as mesmas decisões.

O câncer de próstata é uma doença com padrão de comportamento e agressividade muito variados. A escolha do melhor tratamento depende de fatores como a idade do homen, outros problemas de saúde (como hipertensão e diabetes), agressividade da doença, estágio em que foi descoberta, a disponibilidade de tecnologias e treinamento da equipe médica em sua região.
Em geral, podemos esperar de 3 a 4 meses após a biópsia para seguir com o tratamento definitivo. O câncer não regide neste tempo mas tem pouca possibilidade de um crescimento muito rápido, em casos como o apresentado na sua pergunta.
A cirurgia e a radioterapia são os principais métodos de tratamentos disponíveis atualmente. Melhorias técnicas como a cirurgia robótica e a radioterapia tipo IMRT trouxeram novos avanços ao tratamento, com possibilidade de recuperação mais rápida e menores índices de complicações. Sucesso no seu tratamento
Dr. Bruno Benigno