Fiz uma cirurgia de ooforectomia bilateral com retirada das trompas a dois meses e estou fazendo uso

3 respostas
Fiz uma cirurgia de ooforectomia bilateral com retirada das trompas a dois meses e estou fazendo uso de implanon a um mês mas agora comecei a menstruar isso é normal?
Dr. Adriano Hohl
Médico acupunturista, Nutrólogo
Goiânia
após ooforectomia com uso de implanon, seria de se esperar que não menstruasse, mas pode ter sangramento ou por uma alteração endometrial já existente ou até mesmo pela atrofia,causada pelo hormonio do implanon. O ideal é retornar ao seu médico para uma avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em uma mulher quem "controla" a menstruação são os ovários, porém o órgão que de fato é o responsável pelo sangramento é o útero.
Se você realizou apenas a ooforectomia bilateral mas manteve o útero, pode apresentar sangramento sim.
O implanon, que é um implante que possui um hormônio, o etonogestrel). Este normalmente causa a atrofia do endométrio, ou seja, deixa ele fino a ponto da mulher não sangrar mais. Em algumas mulheres podem acontecer esses escapes por conta desta atrofia.
De qualquer forma, sugiro que procure seu ginecologista para uma investigação mais detalhada, podendo assim excluir outras causas para o seu sangramento.
Espero ter ajudado. :)
É comum ocorrer sangramentos irregulares no início do uso do implanom, e isso geralmente resolve após 1 a 6 meses. Mas se você retirou os dois ovários você ficou infértil, então não faz sentido estar usando o implanom como contraceptivo. No seu caso o impanom deve ter sido colocado para proteção do útero durante a terapia de reposição hormonal. Existem outros esquemas melhores para isso - como por exemplo o Mirena ( que protege o útero praticamente sem absorção sistêmica de hormônios , dura 5 anos e tem melhor chance de cancelar a menstruação - o implanom dura 3anos e tem absorção sistêmica de progesterona em baixa dose) . Procure sue médico para uma reavaliação

Especialistas

Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Lorena Jackson

Lorena Jackson

Ginecologista

São Paulo

Daniela Mezzomo

Daniela Mezzomo

Ginecologista

Blumenau

Agendar uma visita
José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Ooforectomia Uni Ou Bilateral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.